Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

21/10/2010 - Tailândia - Encontro de Ecônomos da Região Ásia Leste-Oceânia
Fotos do artigo -TAILÂNDIA – ENCONTRO DE ECÔNOMOS DA REGIÃO ÁSIA LESTE-OCEÂNIA
(ANS – Hua Hin) – O P. Piotr Gozdalski, membro do Economato Geral, está dirigindo nestes dias, em Hua Hin, um encontro para ecônomos, da Região Ásia Leste-Oceânia. O encontro iniciou terça-feira, 20, e continuará até sexta-feira, 22; graças às modernas tecnologias tomou parte também o Ecônomo Geral, Sr. Claudio Marangio, embora ficando em Roma.
 
Da reunião ‘econômica’ de Hua Hin participam 12 pessoas procedentes de Timor-Leste, Indonésia, Filipinas, Mianmar, China, Coreia, Vietnã, Papua Nova Guiné, Austrália. No primeiro dia, durante a Eucaristia presidida pelo P. John Bosco Thepharat, Inspetor da Tailândia, os ecônomos foram convidados a serem administradores responsáveis e atentos do próprio “tempo, talento e tesouro”, embora com freqüência pense o povo simples que os salesianos são ricos.

Durante a primeira sessão o P. Gozdalski introduziu a uma leitura e reflexões preparadas pelo Sr. Marangio sobre o tema da pobreza evangélica à luz do Capítulo Geral 26. O centro das meditações visou uma abordagem positiva da pobreza, entendida como estilo de vida simples, aberto aos outros, em condição de manifestar acolhimento e partilha, bem ao contrário de uma abordagem negativa; deve-se portanto dar antes atenção à “pobreza interna”, à da atitude pessoal e do estilo de vida; depois à pobreza “externa”. Esta pode certamente ser a prova de uma profunda “pobreza interna”, mas as suas raízes e o coração devem-se sempre buscar na “pobreza interna”.

De tarde os Ecônomos participantes partilharam as respectivas experiências vividas nas Inspetorias, segundo as orientações deixadas pelo CG26 em matéria de pobreza evangélica.

Na “boa-noite” o P. Gozdalski concluiu o dia com um pensamento relativo às palavras do P. Rua: “Muitas pessoas dizem: ‘O Salesianos são ricos’... Sim, certamente são ricos de casas sem entradas, carregadas de impostos; são ricos de jovens pobres, necessitados de instrução e de serem mantidos; são ricos de dívidas a serem pagas, sempre correndo para botar tudo em ordem e continuar a manter a missão”.

“Este é o desafio para todos nós – concluiu o P. Gozdalski –. Se ninguém nos considera uma Congregação pobre, então devemos ser uma Congregação de Salesianos pobres, seguindo o exemplo de Dom Bosco e do P. Rua”.

Publicado em 21/10/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês