Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

9/6/2010 - Camboja - Salas de aula para Alfabetização em Andaung Cheng
Fotos do artigo -CAMBOJA – SALAS DE AULA PARA ALFABETIZAÇÃO EM ANDAUNG CHENG
(ANS – Battambang) – Dom Enrique Figaredo Alvargonzález, S.J., Prefeito apostólico de Battambang, benzeu as salas de aula da Escola Dom Bosco, de Andaung Cheng, Centro salesiano para a instrução das crianças mais pobres do povoado.

Segunda-feira, 7 de junho, foi um dia de festa e agradecimento para a Escola Dom Bosco, de Andaung Chenh. Na presença de 250 pessoas, entre professores e alunos, Dom Figaredo Alvargonzález benzeu as salas de aula do edifício.

Andaung Cheng é uma vila de 700 famílias, pouco distante de Battambang. Ali surge a Escola de Alfabetização Dom Bosco. A presença salesiana, iniciada em 1999, foi desejada para acolher e educar os filhos dos operários das fábricas de tijolos, e dos que trabalham nos arrozais. Embora o acesso à escola elementar pública esteja aberto a todos, as crianças das áreas rurais e mais pobres não podem frequentá-la porque anda ‘superpovoada’. Isto faz com que só tenha acesso à instrução quem pode dar uma contribuição financeira. A falta de formação cria desemprego e desenvolvimento de microcriminalidade.

A escola de alfabetização salesiana, utilizando um sistema de educação não-formal, procura alçcançar três objetivos específicos: reduzir a pobreza; erradicar o analfabetismo; e promover a educação para todas as crianças. Até agora as aulas se davam à sombra de árvores ou dentro de uma construção com ‘teto’ de zinco. Os salesianos do Camboja, querendo garantir iguais oportunidades também aos pequenos mais pobres, envolveram alguns benfeitores dos Países Baixos, os quais, coletando fundos, possibilitaram a construção de um edifício de dois andares, com 12 salas de aula.

Na tarde de segunda-feira, 7 de junho, terminada a bênção das aulas, os professores da escola, estimulados pelas palavras do bispo, refletiram sobre a finalidade do centro. No encontro, que durou três horas, os professores decidiram construir uma comunidade centrada na pessoa, onde cada aluno possa iniciar a construção da sua caminhada: um percurso de excelência escolar e humana.

O centro possui também uma sigla – “FISH” – que representa a sua identidade. O P. Leonard Ochoa, diretor do centro, assim explicou o seu sentido: “Aqui construímos um verdadeiro ambiente salesiano, casa e família, templo e parque de jogos, um lugar onde a amizade (Friendliness), a integridade (Integrity), a solidariedade (Solidarity) e a harmonia (Harmony), estão vivos e partilhados”.

Publicado em 09/06/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês