Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

27/5/2010 - RMG - Segundo Dia de Assembléia para a União dos Superiores Gerais
Fotos do artigo -RMG – SEGUNDO DIA DE ASSEMBLÉIA PARA A UNIÃO DOS SUPERIORES GERAIS
(ANS – Roma) – Prosseguem as atividades da Assembleia da USG, reunida no Salesianum de Roma para um debate sobre o tema da vida consagrada na Europa.

A segundo dia, após a récita comunitária de Laudes, teve como primeiro relator o Prof. Mauro Magatti, docente de sociologia na Universidade Católica, de Milão. O tema foi: “A fé, esperança para a Europa?”. O Prof. Magatti apresentou a situação atual do Continente Europeu partindo da consciência de que os processos atualmente em ato no Velho Continente estão provavelmente destinados a repetir-se, em tempos diferentes, em nível planetário. “A Europa constitui hoje um dos principais laboratórios a céu aberto presentes no mundo” – afirmou o docente. Por isso – julga ele - analisar e enfrentar os desafios europeus se torna uma tarefa tão necessária quão imperiosa.

A realidade com a qual a vida consagrada se deve confrontar hoje, continuou o Prof. Magatti, é a de um continente presa do “capitalismo tecno-niquilista”: este, explica, é o niquilismo produzido pela ação conjunta de diversos fatores: a extensão do dinheiro como meio universal, a progressiva superação dos limites na técnica e a explosão do imaginário coletivo, fenômenos que produzem um “regime de equivalência”, ou, com as palavras do Papa, uma “ditadura do relativismo”, que retira relevo a todo e qualquer significado.

Em tal contexto a Europa deve chegar a reencontrar a sua identidade, invertendo a rota que limita à dimensão particular o sacro e o religioso, e, antes, chegando a uma consideração da religião como espaço de liberdade para toda a sociedade. “Para superar a deriva niquilista que evolve a Europa, o segredo está em reconhecer que sem Deus não se pode viver como irmãos”. Encerrando sua fala, com um otimismo raciocinado o professor manifestou que as ordens e congregações religiosas podem ser a premissa para um “renascimento” da Europa.

A manhã do segundo dia continuou com a Celebração da Eucaristia, presidida pelo cardeal Franc Rodè, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Na tarde de hoje, quinta-feira, 27 de maio, as atividades prosseguirão com as “Reflexões sobre o presente e o futuro da vida religiosa na França e na Europa Ocidental”, pelo dominicano Dom Pierre Raffin, Bispo de Metz.

Publicado em 27/05/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês