Embora a obra de Goma-Ngangi se encontre na região do norte Kivu – uma das áreas mais pobres e problemáticas da República Democrática do Congo –, não faltou a generosidade por parte dos agentes do centro e dos jovens assistidos pelos missionários salesianos. A comunidade não se esqueceu da solidariedade de que se pôde beneficiar quando ela mesma se encontrou em dificuldades por causa das guerras e da erupção do vulcão Nyiragongo. E respondeu com ímpeto ao convite feito pelo Inspetor da África Central, P. Joachim Tshibangu, a enviar uma pequena doação.
Seguindo o ensinamento do Evangelo – “gratuitamente recebestes, gratuitamente dai" (Mt 10,8) –, o diretor da obra, P. Pedro Gavioli, fez chegar a cada sala de aula um envelope para as ofertas. À medida que eles se enchiam com as doações e, portanto, restituídas, o diretor cuidava de anunciar publicamente, durante o “bom-dia”, a quantia arrecadada e a classe ou serviço que a haviam oferecido: isso criou uma sadia competição que deu ótimos frutos: em menos de uma semana foram recolhidos 1.102$, que se tornaram depois 1.258$. O dinheiro recolhido foi enviado ao Centro Inspetorial de Lubumbáshi, de onde seguiu, junto com as demais ofertas recolhidas, para as obras salesianas do Haiti.
À coleta contribuíram religiosas e religiosos, professores e educadores, pessoal e colaboradores da obra, ex-alunos, meninos de rua da Casa Gahinja, meninas-mães da Casa Mamãe Margarida e as mesmas crianças e adolescentes que estão frequentando os diversos níveis escolares. Entre esses, raconta o P. Gavioli, houve também “um pequeno que trouxe apenas um... dos chinelos; e outro que contribuiu com um par de sapatos para o... mesmo pé”.
O mês de janeiro foi um período muito intenso para a comunidade salesiana de Goma-Ngangi: no dia 16 de janeiro, cerca de 200 pessoas entre cooperadores, ex-alunos e pessoal das duas obras externas de Goma, reuniram-se em Ngangi para refletir sobre a Estréia do Reitor-Mor para 2010. No dia 22 de janeiro, seguindo um esquema preparado pela Pastoral juvenil, de Lubumbáshi, teve início a novena de preparação para a festa de Dom Bosco, que culminou no sábado, 30, com uma grande celebração, participada pelos alunos e pelo pessoal do Centro. Presidiu a Celebração Eucarística, no salão polivalente, Dom Faustin Ngabu, Bispo diocesano de Goma.
Publicado em 12/03/2010