Índia – Presidente Pranab Mukherjee visita o Dom Bosco |
Índia – Uma visita importante ao museu de Shillong |
A Dra.Gandhi foi calorosamente recebida pela banda dos alunos da Escola salesiana São Domingos Sávio e conduzida ao interior do museu por 22 daminhas de honra, trajando tipicamente, segundo as tradições das várias tribos do norte da Índia.
A ilustre visitante entreteve-se brevemente com um grupo de convidados – dos âmbitos político, social, educativo e religioso da sociedade – os quais colaboram de modo mui vário com o Museu Dom Bosco. Gandhi teve palavras de grandíssimo apreço pelo museu dos salesianos, afirmando que era o mais belo dentre quantos já pudera visitar. Apesar da brilhante variedade cultural do norte da Índia, a incidência de conflitos e de violência em algumas partes da região, unida à limitação das infraestruturas e das comunicações, impediram à região assumir um seu papel de relevância nacional. O Dom Bosco Museum, mostrando a riqueza cultural e promovendo a recíproca compreensão entre alunos e professores pode ser um excelente instrumento para a construção de uma sociedade pacífica. A Dra. Gandhi comprometeu-se a divulgar a beleza do museu, encorajando à sua visitação, a fim de manter-se informados sobre a região e gozar das suas belezas culturais.
Antes de fazer o seu discurso, a Sen. Gandhi visitou as várias galerias do museu, apreciando a rica coleção de artefatos das tribos presentes no terriotrio. Os sete andares do museu oferecem aos visitantes uma válida representação do mosaico cultural que compõe a região, através de 17 interessantes galerias de divulgação, 22 salas artisticamente afrescadas, um balcão de recente construção de onde contemplar a beleza da cidade de Shillong, e uma uma série de apresentações multimídia concernentes aos diversos aspectos da cultura do nordeste, disponíveis em cada galeria.
Graças aos mais modernos instrumentos tecnológicos, o Museu Dom Bosco favorece o conhecimento dos seus visitantes. A surpreendente coleção de trajes, utensílios, armas, ornamentos e fotografias raras da região, recolhidas no Museu, são um patrimônio realmente único.
Publicado em 12/03/2010