Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

9/3/2010 - Espanha - Segunda edição do “Dicionário de Ciências da Educação”
Fotos do artigo -ESPANHA – SEGUNDA EDIÇÃO DO “DICIONÁRIO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO”
(ANS – Madri) – A apenas três meses do seu lançamento, feito em 3 de dezembro último, na “Escola Superior Dom Bosco”, de Madri, a primeira edição do «Dicionário de Ciências da Educação. Edição espanhola» esgotou.

A obra, cuidada pelo P. José Manuel Prellezo García e publicada pela «Editorial CCS», de Madri, teve o sucesso esperado, exigindo imediatamente uma segunda edição. Despertou, evidentemente, o agrado do público o estilo divulgativo ágil e claro que, embora no integral respeito pela seriedade científica, desconsiderou as terminologias muito técnicas e difíceis.

A opção dos editores para a estrutura de consulta do Dicionário foi apreciada pelos leitores. Evitando a construção enciclopédica, que teria necessariamente tornado a publicação mais complexa e volumosa, o Dicionário soube impor-se tanto como instrumento de pesquisa prático quanto funcional à reflexão educativa e à atividade pedagógica. Também a bibliografia que acompanha cada artigo considera-se válida pista para ulteriores aprofundamentos.

Para os leitores pertencentes à Família Salesiana o Dicionário detém uma ulterior qualidade pela presença de alguns autores, como Dom Bosco, F. Cerruti, L. Calonghi, G. Corillo, C.(Carlos) L. (Leôncio) Da Silva e V. Sinistrero; e pela presença de alguns termos específicos, como Salesianos, Assistência, Razão, Religião, `Amorevolezza` (Bondade), Amor educativo, Família, Oratório, Instituição educativa, Jovens, Movimentos juvenis, Prevenção e Sistema Preventivo.

Nesta segunda edição aparece uma significativa nota de quem cuidou a edição do Dicionário – P. Prellezo García –, que aqui transcrevemos: “Não se julgou necessário, nem oportuno, introduzir mudanças nos conteúdos da obra. Do ponto de vista formal, o trabalho de revisão limitou-se à correção dos sós erros de digitação porventura encontrados. Somente em pouquíssimos casos julgou-se conveniente retocar a tradução de alguma palavra com a só finalidade de mais lhe esclarecer o sentido. As considerações e as ‘indicações de uso’ expostas na Introdução Geral e na Introdução à edição espanhola permanecem portanto válidas e indispensáveis – ou, pelo menos, úteis – à consulta e ao uso desta segunda edição espanhola do Dicionário de Ciências da Educação”.

Publicado em 09/03/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês