Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

5/3/2010 - RMG - Uma nova publicação do ISS sobre Dom Bosco
Fotos do artigo -RMG - UMA NOVA PUBLICAÇÃO DO ISS SOBRE DOM BOSCO
(ANS - Roma) – O Instituto Histórico Salesiano (ISS, em italiano) e a casa editora LAS acabam de publicar um novo volume intitulado “Cronaca di Don Bosco. Prima redazione (1885-1888)”, XII volume della “Collana Fonti-Serie seconda, di scritti editi e inediti di salesiani” (Crônica de Dom Bosco. Primeira redação (1885-1888)”, XII volume da “Coleção Fontes-Série segunda, de escritos éditos e inéditos de salesianos).

A publicação é uma das fontes de que se serviu o P. Lemoyne para redigir os 45 volumes de “Documenti per scrivere la storia di D. Giovanni Bosco, dell’oratório di S. Francesco di Sales e della Congregazione Salesiana” (Documentos para escrever a história do P. João Bosco, do Oratório de S. Francisco de Sales e da Congregação Salesiana), que teriam ao depois confluído para os diversos volumes das ‘Memorie Biografiche’ (Memórias Biográficas).

A edição desta fonte inédita foi confiada ao P. Pablo Marín Sánchez, membro do ‘ISS’. O livro traz o texto crítico em italiano, língua original, da primeira redação da crônica sobre Dom Bosco cuidada pelo seu jovem secretário Carlo Maria Viglietti, o qual viveu ao lado do fundador depois do dia 20 de maio de 1884. A introdução e as notas estão em língua espanhola.
 
Essa “crônica primitiva” sobre Dom Bosco compreende os três últimos anos da vida do “pai e mestre dos jovens”, isto é, de 24 de março de 1885 a 31 de janeiro de 1888. Abre-se com o raconto da última viagem de Dom Bosco à França (24 de março – 6 de maio de 1885); da primeira e única viagem triunfal, de cerca de um mês, a Barcelona (Espanha); do sonho sobre o “futuro da Congregação”, tido exatamente em Sarriá, Barcelona; da última audiência com o Papa Leão XIII; da Bênção do Templo do Sagrado Coração, em Roma; do terremoto na Ligúria; da chegada dos Salesianos a Londres; da partida dos missionários salesianos para o Uruguai e para o Equador… A crônica se fecha com o diário da última doença de Dom Bosco e da sua morte, em 31 de janeiro de 1888.

O texto crítico da crônica sobre Dom Bosco redigida pelo jovem secretário, “vero fã do santo”, se apresenta cheio de interesse tanto para Salesianos, membros da Família Salesiana e amigos do Santo piemontês, quanto para estudiosos, porque é o primeiro documento mais próximo dos fatos, isto é, o menos elaborado dentre os que vieram depois; “o mais seguro”, portanto, e autorizado.

Publicado em 05/03/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês