Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

22/2/2010 - Espanha - Ordem Civil de “Afonso X o Sábio” atribuída ao padre Castro
Fotos do artigo -ESPANHA – ORDEM CIVIL DE “AFONSO X O SÁBIO” ATRIBUÍDA AO PADRE CASTRO
(ANS – Madrid) – No dia 18 de Fevereiro, Ángel Gabilondo, Ministro da Educação espanhol conferiu ao salesiano padre Manuel de Castro, ex-secretário geral das Escolas Católicas – Federação Espanhola de Religiosos Docentes (FERE) e Confederação de Centros Educativos e de Gestão (EyG), a condecoração e a Medalha da Ordem Civil de “Afonso X o Sábio”.

Com uma cerimónia simples, realizada na sede do Conselho Escolar do Estado, Carmen Maestro, Presidente deste organismo, recebeu os participantes e realçou o calor humano e as qualidades do salesiano agraciado.

O padre Castro agradeceu por ser admitido na prestigiosa Ordem Civil de “Afonso X o Sábio”, porque tal supõe o reconhecimento de um “trabalho bem realizado”. Por isso quis alargar o prémio às Escolas Católicas, por lhe terem dado a oportunidade de colaborar na educação católica.

Depois sublinhou que este prémio é motivo de orgulho também para a Congregação Salesiana que, com admirável clarividência, teve a generosidade de disponibilizar, durante todos estes anos, o seu trabalho conjunto em favor de todas a escolas católicas. Por isso sublinhou a presença na cerimónia do padre Luis Onrubia, superior da Província de Espanha-Madrid, e do padre José Miguel Núñez, Conselheiro para a Região Europa Oeste, em representação do Reitor-Mor.

No seu discurso de agradecimento explicitou os princípios que durante todos estes anos orientaram a sua acção e o levaram a estar plenamente convencido de que “A educação é uma das tarefas mais nobres do ser humano, à qual vale a pena consagrar a vida”.
 
“Acreditei e continuo a acreditar na escola católica e na necessidade de se empenhar nos problemas escolares do país – afirmou o padre Castro -. Defendi o direito de educar segundo o nosso projecto educativo, sem outras limitações além das que derivam da própria Constituição. Convenci-me da complementaridade das redes e da necessidade de estarem envolvidas nos problemas do nosso sistema de instrução e de serem tratadas de forma justa. Optei pelo diálogo e pela independência política, como a melhor via de proceder em matéria de educação”.

No decurso da cerimónia, o actual secretário das Escolas Católicas, Juan Antonio Ojeda, recordou a lealdade e o apoio manifestados na relação com os vários Presidentes das Escolas Católicas e com o pessoal da sede, o seu espírito firme na defesa do carácter específico e do ideal e os direitos constitucionais das escolas católicas, utilizando sempre o diálogo, a fim de conseguir liberdade e equidade para as escolas na sociedade.

O Ministro da Educação Ángel Gabilondo referiu que o padre Castro é uma das pessoas relevantes no âmbito da educação dos últimos anos, porque lutou muito para a melhorar. Afirmou, além disso, que o padre Castro entrou na Ordem Civil de “Afonso X o Sábio” pelos seus méritos de dignidade, generosidade e responsabilidade.

Publicado em 22/02/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês