Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

19/2/2010 - Vaticano - P. Titus Zeman novo Servo de Deus da Família Salesiana
Fotos do artigo -VATICANO – P. TITUS ZEMAN NOVO SERVO DE DEUS DA FAMÍLIA SALESIANA
(ANS – Cidade do Vaticano) – No dia 22 de janeiro passado, o Prefeito da Congregação das Causas dos Santos assinou o «nada obsta» que se inicie o Processo Diocesano sobre o martírio do sacerdote salesiano eslovaco P. Titus Zeman (1915–1969). A sua história é um grandíssimo exemplo de fidelidade à causa de Dom Bosco.

O P. Titus Zeman nasceu numa família cristã no dia 4 de janeiro de 1915, em Vajnory, Bratislava (Eslováquia). Queria ser sacerdote desde a idade de 10 anos: realizou os estudos secundários nas casas salesianas de Šaštín, Hronský Svätý Benedikt e em Frištak u Holešova. Em 1931 fez o noviciado, tornando-se salesiano. No dia 7 de março de 1938 emitiu a Profissão Perpétua, no «Sacro Cuore», em Roma, Itália.

Estudante de teologia na Universidade Gregoriana, de Roma, e depois em Chieri (Itália), aproveitava do tempo livre para fazer apostolado no Oratório. Em Turim, no dia 23 de junho de 1940 foi ordenado de sacerdote pela imposição das mãos do Cardeal Maurilio Fossati. No dia 4 de agosto de 1940, em Vajnory, sua terra natal, celebrou a primeira Missa.

Quando o regime comunista tchecoslovaco, em abril de 1950, interditou as ordens e congregações religiosas, e começou a deportar os consagrados e consagradas aos campos de concentração, foi necessário organizar viagens clandestinas rumo a Turim para permitir aos jovens religiosos completarem seus estudos. E o P. Zeman se encarregou de levar a termo essa arriscada atividade.

O Servo de Deus organizou duas expedições para mais de 60 jovens salesianos. Na terceira, o P. Zeman com o demais fugitivos foi preso. Submetido a duro processo, foi descrito como traidor da pátria e espia do Vaticano, arriscando por muito pouco a morte. Entretanto, no dia 22 de fevereiro de 1952, consideradas algumas circunstâncias atenuantes, foi condenado a uma pena de 25 anos.

O P. Zeman saiu da prisão, condicionalmente, depois de doze anos de reclusão, no dia 10 de março de 1964. Irremediavelmente marcado pelos sofrimentos padecidos no cárcere, morreu cinco anos depois, no dia 8 de janeiro de 1969, circundado por uma gloriosa fama de martírio e santidade.

O P. Titus Zeman é o 162º “grande” da Família Salesiana e o seu 28º Servo de Deus. Na próxima semana, junto à diocese de Bratislava, onde o P. Zeman morreu, será celebrada a sessão de abertura do Processo em sua fase diocesana.

Publicado em 19/02/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês