Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

18/2/2010 - República Dominicana - Um agradecimento longo um dia
Fotos do artigo -REPÚBLICA DOMINICANA – UM AGRADECIMENTO LONGO UM DIA
(ANS – Santo Domingo) – Voltando do Haiti, o Reitor-Mor se deteve em Santo Domingo por um dia: ali viveu uma intensa manhã, expressando o seu agradecimento pelo que se está fazendo pelas vítimas do terremoto.

Acompanhado pelo Inspetor dos Salesianos das Antilhas, P. Victor Pichardo, o Reitor-Mor foi recepcionado pelos alunos do Instituto Dom Bosco, de Santo Domingo. A saudação à bandeira precedeu o pensamento do bom-dia que o IX Sucessor de Dom Bosco deixou a todos os alunos da escola, dos mais pequenos aos grandes.

Fazendo uma rápida crônica da viagem ao Haiti, o P. Chávez desejou agradecer por quanto os Salesianos dessa Inspetoria já fizeram e estão fazendo pelas vítimas do terremoto. Exortou depois a serem todos cidadãos ativos segundo o coração de Dom Bosco, desenvolvendo qualidade humanas, cristãs e profissionais.

Seguiu-se um encontro com os jovens salesianos em formação da Inspetoria das Antilhas – desde os pré-noviços até aos tirocinantes –. O P. Chávez aprofundou o sentido da consagração salesiana utilizando três conhecidas frases da história salesiana: uma ligada a João Cagliero - “Frade ou não frade, fico-me eu com Dom Bosco” –; e duas ao P. Miguel Rua: “Fazer a meias com Dom Bosco” e “Em Mirabello serei um segundo Dom Bosco”.

Um segundo encontro foi dedicado aos Salesianos da Inspetoria, vindos das várias obras especialmente para isso. Apresentou-lhes o Reitor-Mor alguns aspectos da vida da Congregação, que “neste momento está vivendo um excelente momento”. A celebração do Tricinquentenário da congregação, a peregrinação da Urna de Dom Bosco, o Centenário de morte do Bv. P. Miguel Rua – estes os eventos que estão pondo em evidência a vivacidade da congregação religiosa e da mesma Família Salesiana. “Tudo isto, entretanto – sublinhou o P. Chávez – aponta para 2015, ano bicentenário de nascimento do nosso pai Dom Bosco. A nossa carta de navegação é o Capítulo Geral 26!”.

A manhã culminou com a Celebração da Eucaristia. Presentes, além do Inspetor, P. Pichardo, e numerosos salesianos, também Dom Fabio Mamerto Rivas, salesiano, bispo emérito de Barahona, representantes da Família Salesiana, sobretudo Filhas de Maria Auxiliadora com a sua Inspetora, Ir. Verónica de la Cruz.

O Instituto Dom Bosco, de Santo Domingo, celebra este ano, junto com a Inspetoria, o seu 75° aniversário de fundação. O colégio foi, de fato, a primeira obra salesiana construída e aberta no país. Hoje dá educação, do jardim ao colegial, a perto de 2000 alunos.

Durante o dia o P. Chávez agradeceu mais de uma vez aos Salesianos e à Família Salesiana de Santo Domingo pela generosidade e disponibilidade que estão demonstrando nesta emergência do Haiti. Continuam, cada dois ou três dias, a partir de Santo Domingo os quatro caminhões que, graças à colaboração entre a Procuradoria missionária de New Rochelle e os Salesianos locais, levam víveres e bens de primeira necessidade ao Haiti.

Publicado em 18/02/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês