Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

11/2/2010 - Chile - Descoberto o verdadeiro semblante da Beata Laura Vicuña
Fotos do artigo -CHILE – DESCOBERTO O VERDADEIRO SEMBLANTE DA BEATA LAURA VICUÑA
(ANS – Santiago) – O jornal chileno “El Mercurio” publicou em sua edição de 7 de fevereiro o verdadeiro semblante da Bem-aventurada Laura Vicuña, até agora representada com traços europeus, os quais entretanto, após acurada pesquisa, revelam-se não corresponder aos do seu aspecto verdadeiramente real.
 
No longo artigo de “El Mercurio”, o jornalista Gustavo Villavicencio torna conhecido que as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) da Argentina – onde a chilena Laura Vicuña viveu e morreu – alimentavam já havia muito tempo dúvidas sobre a veridicidade da representação da jovem beata, morta aos 12 anos de idade. Tais dúvidas aumentaram em 1990, com a publicação do livro de Ciro Brugna “Conocimiento de Laura Vicuña” (Conhecimento de Laura Vicuña).

Nesse livro aparece uma foto de grupo, das alunas do Instituto Maria Auxiliadora, de Junín de los Andes (Argentina), foto na qual as feições da Bem-aventurada aparecem bem diversas das que se podem ver na representação tradicional, que é obra de artista italiano.

“Sabíamos que essa imagem nunca havia tido nenhuma ressonância. Por isso, no início do ano passado, nós, FMA da Argentina e do Chile, pedimos à Polícia do Chile que fizesse um estudo em que se mostrasse cientificamente quais fossem as verdadeiras feições da nossa Bem-aventurada. Uma criança de sapatinhos de couro e de cabelos bem penteados não podia ter o aspecto de uma menina da Patagônia daqueles tempos” – afirma a Ir. Elda Scalco, diretora do Centro de Espiritualidade Salesiana, em Junín de los Andes.
 
O estudo, mantido secreto, demandou mais de um ano desde que as provas foram mandadas da Argentina à Polícia chilena. Trabalhou na perícia María Benavente Aninat, antropóloga forense e criminologista; Gonzalo Garin Brito, retratista; Victor Sepulveda Olavarria, chefe do Laboratório de Propriedade Intelectual; e Darch Gustavo Andrade, chefe do Departamento de Criminologia.
 
As FMA sublinham que a imagem de Laura Vicuña até agora universalmente conhecida foi resultado das descrições recolhidas decênios depois pela irmã da bem-aventurada. E a Ir. Piai, diretora do Instituto na época em que ali estudara Laura Vicuña, no início do século XX, assim a descrevia: “Laura tinha rosto redondo, pele branca, um semblante sempre rosado, belos olhos grandes mais bem negros, olhar inteligente e ingênuo, modesta, com sorriso natural também no sofrimento. Chorava e ria contemporaneamente, mantendo a cabeça ligeiramente inclinada para a direita”.

Um dos principais estudiosos da vida da Bem-aventurada, Pedro de la Noi, ao comentar as feições evidentemente patagônicas da menina da foto, finalmente identificada como sendo a beata, declarou a “El Mercurio”: “A verdadeira Laura Vicuña é-nos mais próxima; desenvolve a dimensão de menina latino-americana”.

O Arcebispo de Concepción, Chile, Dom Ricardo Ezzati, salesiano e devoto de Laura Vicuña, declarou ao jornal “La Segunda” que na foto “se vê uma menina muito simpática. Foi feito um bom trabalho. É que a pesquisa científica nos ajuda a reencontrar aqueles traços e aqueles elementos que nos aproximam dessa pessoa, no caso, da vida de uma menina santa”.
 
Publicado em 11/02/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês