Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

4/2/2010 - Espanha - 18ª edição do Prêmio salesiano “EDEBÉ”
Fotos do artigo -ESPANHA – 18ª EDIÇÃO DO PRÊMIO SALESIANO “EDEBÉ”
(ANS – Barcelona) – Rodrigo Muñoz Avia (nascido em Madri em 1967), com a obra “Mi hermano el gênio” (Meu irmão, gênio), e Maite Carranza (nascida em Barcelona em 1958), com “Palabras emponzoñadas” (Palavras envenenadas, ou empeçonhadas), são os vencedores da 28ª edição do Prêmio “EDEBÉ 2010” para Literatura, respectivamente, na categoria “crianças” e “adolescentes”.
 
As duas obras vencedoras apresentam, diretamente, a realidade, por vezes muito dura, das crianças e dos adolescentes.
 
A idéia de que “o mundo se divide em dois tipos de pessoas: os gênios e todos os demais” está na origem da história de Muñoz Avia. A criança protagonista, apaixonada por futebol, não se atira a competir com os que são fora-de-série, com os excelentes, como o seu irmão, já virtuoso pianista. Ela procura tocar violino, como lhe impuseram os pais, mas o seu sonho são as partidas de futebol com o seu time. A sua pertinácia e tenacidade, entretanto, acabarão por abrir os olhos dos pais, que irão mudar a vida ao seu genial irmão.

Maite Carranza, por sua vez, havia muito que sentia a necessidade de escrever uma história sobre os maus tratos de gênero, ou sexo, e desejava falar das mentiras, dos segredos, das imposturas, das falsas aparências presentes na sociedade.

“Palabras emponzoñadas” é uma história estarrecedora e uma eficaz denúncia dos abusos sexuais infantis. As devastadoras conseqüências e a invisibilidade que frequentemente os circundam não podem ficar impunes. É uma trepidante estória ‘thriller’, dotada de uma força poderosa no racontar uma realidade de enregelar.

À 28ª edição do Prêmio EDEBÉ – cujo «budget» total foi de 55.000 euros (30.000 euros para a categoria “adolescentes” e 25.000 euros para “crianças”) – foram enviadas 260 obras originais: 157 para a categoria “crianças” e 103 para a categoria “adolescentes”. Entre as obras, 57 estão escritas em catalão, 180 em castelhano, 8 em língua basca, 15 em galego. Sublinhe-se o crescimento das obras redigidas em castelhano, mas provenientes dos Estados Unidos ou de outros países da América Latina.

As duas obras vencedoras serão publicadas nos quatro idiomas oficiais do país, e, graças a um acordo com a Organização Nacional Cegos Espanhóis (ONCE), também em braile. As obras estarão nas livrarias a partir de março.
 
Publicado em 04/02/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês