O dia, iniciado com a saudação do P. Sergio de la Cruz, Reitor do ITS, contou com a participação de perto de 80 pessoas, em sua maioria alunos e professores do Centro teológico salesiano de estudos.
Depois de visionar um vídeo, que apresentou os dados biográficos do P. Rua, e assistir a algumas breves encenações, seguiram-se quatro palestras através das quais foi apresentada a figura do Bv. P. Miguel Rua, sob variados pontos de vista.
O primeiro relator do dia foi o P. Francisco Castellanos, que tratou da importante ação do P. Rua na fundação da obra salesiana no México, ocorrida em 1892, durante o quarto ano do seu reitorado. Ao expor a sua fala o P. Castellanos serviu-se de variados dados por ele mesmo pesquisados, com os quais analisou, de modo todo particular, a correspondência entre os primeiros salesianos estabelecidos no México e o P. Rua, ou quem por si ou por suas indicações, respondia às cartas.
Sucessivamente o P. Evaristo Olmos, Salesiano especializado em História da Igreja, indicou algumas notas históricas úteis à compreensão do desenvolvimento da presença salesiana no México, como o caso do primeiro contato entre Dom Bosco e o México, através de alguns alunos do Colégio Pio Latino-Americano, de Roma; ou da promessa feita pelo santo dos jovens na qual dizia que o seu sucessor iria enviar os primeiros salesianos a esse País.
O P. Olmos, a seguir, apresentou alguns dados sobre o crescimento da nascente presença salesiana no México, pelos quais se vem a saber, p. ex., que à morte do P. Rua, os primeiros cinco Salesianos já se tinham tornado 50, e que no mesmo período se passou dos primeiros 18 órfãos aos cerca de 1000 alunos.
Completaram o dia as falas da Ir. Guadalupe Rojas, que tratou da ligação entre o Instituto das Filhas de Maria auxiliadora (FMA) e o P. Rua, em cujo reitorado adveio a separação jurídica entre a Congregação Salesiana e o Instituto das FMA. Em sua palestra enfim o P. Jorge García Montaño, apresentou uma bem concisa resenha das numerosas biografias e livros, publicados sobre a figura do P. Rua.
Publicado em 02/02/2010