Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

30/1/2010 - Argentina - Visita à antiga missão salesiana do Rio Grande
Fotos do artigo -ARGENTINA – VISITA À ANTIGA MISSÃO SALESIANA DO RIO GRANDE
(ANS – Rio Grande) – O Reitor-Mor, P. Pascual Chávez, visita o berço da missão salesiana na Terra do Fogo. Entre a memória do passado e a perspectiva do futuro, o presente dos Salesianos na Argentina está aberto à esperança.

Um pouco fora da cidadezinha de Rio Grande, na Patagônia meridional, surge a antiga missão fundada pelos salesianos em 1898. Terceira etapa de um caminho que os primeiros salesianos fizeram pelo território, a antiga missão conserva memórias históricas preciosas. E densas de sentido, como a igrejinha dedicada a Nossa Sra. da Candelária, a primeira residência das irmãs Filhas de Maria Auxiliadora, a dos Salesianos, um museu histórico dedicado ao Monsenhor Fagnano.

Ontem pela manhã, 29 de janeiro, o Reitor-Mor visitou a antiga missão salesiana do Rio Grande. Acolhido por uma representação da comunidade educativo-pastoral, por Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, adultos e jovens, entrou na histórica igrejinha construída pelo missionário salesiano P. Juan Fagnano, feito depois Monsenhor e Prefeito Apostólico da Patagônia Meridional.

Entrando na construção de madeira, o P. José Ticó, diretor do museu histórico, ofereceu ao Reitor-Mor o poncho que pertencera ao salesiano missionário. O diretor da obra salesiana do Rio Grande, P. Fabian Alonso, encaminhou um breve momento de oração. Falando, o P. Chávez evocou o valor e o grande empenho dos primeiros missionários salesianos enviados à Patagônia. Mencionando as iminentes unificações de inspetorias, pediu aos presentes um renovado empenho no relançamento do carisma salesiano. A oração encerrou-se com o raconto de alguns fatos curiosos vividos na igrejinha e na missão. O antigo conjunto missionário foi declarado pelas autoridades argentinas monumento nacional.

Especial atenção foi dedicada à visita do Museu histórico “Monsenhor Fagnano”. O P. Ticó ilustrou para o P. Chávez e seus acompanhantes cimélios e imagens que testemunham a chegada e o desenvolvimento da obra salesiana ao Rio Grande e à Terra do Fogo. Imagens, objetos, achados – tudo está a documentar o grande empenho missionário dos primeiros salesianos.

O Reitor-Mor, conduzido pelo diretor e pelos responsáveis leigos, visitou os ambientes da escola agrotécnica operante na histórica missão salesiana, que hoje acolhe perto de 340 alunos.

Logo após o meio dia, o Reitor-Mor regressou a Buenos Aires de onde seguiu antes para Rosário: ali no dia 30 de janeiro à tarde se encontrará com o Movimento Juvenil Salesiano argentino, indo em seguida a San Nicolas, onde se há de celebrar a festa de Dom Bosco e se dará a posse aos dois novos Inspetores: P. Ángel Fernandez Artime e P. Manuel Eduardo Cayo.

Publicado em 30/01/2010

 

Legendas correlatas:
Foto 6: Fotos da primeira missão na Bahía San Sebastian, primeira etapa (1893)
Foto 7: Primeira casa das Filhas de Maria Auxiliadora
Foto 8: Interior da histórica residência dos Salesianos
Foto 9: Exterior da histórica residência dos Salesianos

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês