Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

15/1/2010 - República Democrática do Congo - A formação vence a miséria
Fotos do artigo -REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO – A FORMAÇÃO VENCE A MISÉRIA
(ANS – Goma-Ngangi) – O “Centre des Jeunes Don Bosco”, de Goma-Ngangi, renova, apesar das dificuldades, o seu empenho por acolher e dar assistência aos jovens necessitados, na região do Kivu norte. A história de Bahati Kahindo, criança de 8 anos, confirma-o.

Nascido em Walikale, na província de Goma, riquíssima de minério, mas onde o povo vive com menos de um dólar por dia, Bahati – que em suaíli significa “boa sorte” – mudou de vida desde que soube que na obra salesiana “Centre des Jeunes Don Bosco”, de Goma-Ngangi, era possível ter acesso a computadores e a cursos de informática.

Bahati teria podido ficar em Walikale e gozar dos privilégios que derivam do fato de ser filho do rei do povoado; mas compreendeu, apesar da pouca idade, a importância que advém da instrução e da formação.

Massimo Cimicchi, professor do ‘Centre’, racontou ao jornal italiano “Il Giornale” que Bahati “è o primeiro a chegar na classe, e não perde sequer uma aula. Nem aos domingos. Curioso e inteligente, vai muito bem na escola. E quando navega pela internet deve por vezes ser refreado em seu grande desejo de avançar”.

Para superar as dificuldades que o curso de informática do “Centre des Jeunes Don Bosco”, de Goma-Ngangi, esteva enfrentando, o Prof. Cimicchi e os seus colaboradores congoleses excogitaram algumas idéias de financiamento, dando início a uma equipe de assistência técnico-operativa na região oriental do Kivu norte e sul: fazem instalações `satelitares` em todo o Congo por conta de Signis - associação católica mundial para a comunicação. Assim o curso de informática se transforma numa escola técnica permanente.

Bahati é uma das tantas crianças e jovens que encontraram no centro uma oportunidade para o próprio futuro. Desde 1997, ano em que iniciou as suas atividades, o centro já ministrou formação profissional, atividades oratorianas e de assistência a 35000 jovens congoleses necessitados.

A obra do ‘Centre’ é de fundamental importância para a região em que se encontra. Mais: ali buscam refúgio também numerosos rapazes com experiências de soldados-mirins. Seja como for, o Prof. Cimicchi é otimista quanto ao futuro de Bahati: “será certamente um dos jovens que representarão o Congo do futuro” e se tornará um “excelente engenheiro”.

Publicado em 15/01/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês