RMG – Quando Bento XVI esteve em casas de Dom Bosco |
Benin – Visita do Papa Bento XVI e do Cardeal Bertone |
Angola – Terra que anseia por esperança |
Angola – À espera do Papa |
A celebração se deu na Paróquia salesiana de São Paulo de Luanda. A igreja, construída pelos Padres Capuchinhos em 1935 e confiada aos salesianos em 1982, passou recentemente por uma reestruturação tendo exatamente em vista a visita do Papa.
À celebração estavam presentes cerca de 3000 pessoas. Os fiéis, visto o seu grandíssimo número, foram organizados em três setores: uma parte na igreja, outra parte no pátio adjacente à paróquia onde foi instalado um telão gigante, e enfim um terceiro grupo na rua defronte à igreja, também com telão gigante.
O Papa, comentando as leituras do dia, convidou os presentes a aprofundarem o próprio conhecimento de Deus, tal como fez São Paulo, o qual encontrando-se com Jesus Cristo Ressuscitado imprimiu uma nova orientação à própria vida: “Não se trata simplesmente de uma maturação do «eu» de Paulo, mas de morte para si mesmo e de ressurreição em Cristo: morreu nele uma forma de existência; uma forma nova nasceu nele com Jesus ressuscitado.
Referindo-se à história do povo da terra – primeiro reino cristão subsaariano – Bento XVI confiou aos bispos, aos religiosos e aos catequistas de Angola a tarefa de dar Jesus Cristo Ressuscitado aos próprios concidadãos, superando todas as dificuldades e resistências. “Se estamos convencidos e temos a experiência de que, sem Cristo, a vida é incompleta, falta uma realidade – e a realidade fundamental –, devemos também estar convencidos de que não fazemos injustiça a ninguém se lhe mostrarmos Cristo e lhe oferecermos a possibilidade de encontrar, deste modo, também a sua verdadeira autenticidade, a alegria de ter encontrado a vida. Antes, devemos fazê-lo, é obrigação nossa oferecer a todos esta possibilidade de alcançarem a vida eterna.
Na homilia o Papa dirigiu palavras de agradecimento à comunidade educativo-pastoral da obra de São Paulo: “Seja-me permitida enfim uma palavra particular de saudação aos Salesianos e aos fiéis desta paróquia de São Paulo que nos acolhem na sua igreja, não tendo para isso hesitado em ceder-nos o lugar que habitualmente lhes cabe na assembleia litúrgica. Soube que se reuniram no campo adjacente e espero, no fim desta Eucaristia, vê-los e abençoá-los, mas desde já lhes digo: «Muito obrigado! Deus suscite entre vós e por vós muitos apóstolos que sigam as pegadas do vosso Padroeiro».”
No final da celebração, de fato, o Papa dirigiu-se ao pátio adjacente à paróquia para saudar e abençoar os fiéis. Ali encontrou-se com os jovens do Movimento Juvenil Salesiano.
Os jovens, provenientes de todas as obras da Visitadoria de Angola, chegaram quarta-feira passada à cidade de Luanda para participar de momentos de espiritualidade e de festa, em preparação à visita do Sumo Pontífice. Ontem estavam presentes à chegada de Bento XVI na Capital angolana. Depois da celebração na paróquia de São Paulo, transferiram-se para o Estádio dos Coqueiros, onde o Papa se reuniu com os jovens que amanhã participarão da missa conclusiva em Cimangola.
Publicado em 21/03/2009