Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

17/3/2009 - Jakutia - Consagrada igreja paroquial de Yakutsk
Fotos do artigo -JAKUTIA – CONSAGRADA IGREJA PAROQUIAL DE YAKUTSK
(ANS – Yakutsk) – Domingo, dia 15 de março, foi um dia de grande festa para a comunidade salesiana de Yakutsk, capital da Jakutia ou república autônoma de Sakha, devido à consagração da nova igreja paroquial, dedicada à SS. Trindade.

A consagração da igreja paroquial coroa o sonho dos salesianos eslovacos, aos quais foi confiada a presença salesiana nesta parte da Rússia, há 15 anos presentes na cidade de Yakutsk. A igreja deveria ter sido inaugurada no ano passado, mas uma série de dificuldades burocráticas causaram o adiamento.

A liturgia de consagração foi presidida por Dom Antonio Mennini, Núncio Apostólico para a Federação Russa e do Uzbequistão. Concelebraram Dom Kirill Klimovich, bispo de Irkutsk; diversos sacerdotes das duas comunidades salesianas da Sibéria, Yakutsk e Aldan; o P. Karol Maník, Inspetor dos salesianos da Eslováquia; e o P. José Pellizzari, Inspetor da Circunscrição Especial Europa Leste (EST). 

Aos fiéis da paróquia de Yakutsk uniu-se uma representação da comunidade paroquial de Aldan, distante cerca de 500 quilômetros.

A consagração foi acompanhada por outros dois eventos significativos. O primeiro, realizado sábado, 14 de março, viu os salesianos participando de um encontro com um representante do Ministério do Exterior da Federação Russa; o segundo, ocorrido no início da tarde de domingo, em clima de ecumenismo. Dom Klimovich, bispo de Irkutsk, e outros sacerdotes foram recebidos em ambiente de grande cordialidade pelo bispo ortodoxo Zosima, de Yakutsk.

Os dois encontros evidenciaram a cordialidade e a estima recíproca que os salesianos quiseram entretecer tanto com as autoridades civis quanto com a Igreja ortodoxa.

O dia de festa, segundo as melhores tradições salesianas, encerrou-se com um musical inspirado no romance “Quo Vadis”, em que se racontam as vicissitudes de uma comunidade, formada por fiéis oriundos do lugar e por descendentes de poloneses, lituanos e outros povos para ali migrados com o passar dos anos.

Publicado em 17/03/2009

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês