Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

22/1/2009 - RMG - A Família Salesiana se enriquece de três novos grupos
Fotos do artigo -RMG – A FAMÍLIA SALESIANA SE ENRIQUECE DE TRÊS NOVOS  GRUPOS
(ANS – Roma) – O Reitor-Mor, P. Pascual Chávez, e o seu Conselho aprovaram a pertença à Família Salesiana de três novos grupos: Canção Nova, ‘The Disciples’ e a Congregação das Irmãs de São Miguel Arcanjo.

Canção Nova é um movimento de leigos internacional, empenhado na evangelização, de modo especial através dos MCS – Meios de Comunicação Social –, nascido em 1978 pela ação de 12 jovens guiados por um sacerdote salesiano, P. Jonas Abib. O movimento inspira-se em o n. 45 do documento pontifício “Evangelii Nuntiandi”, em que se faz votos pelo uso dos meios de comunicação social na evangelização. Na cidade de Cachoeira Paulista (SP), Brasil, está a sede do movimento que com o passar dos anos se desenvolveu até tornar-se um verdadeiro centro habitado, equipado para a evangelização, como o “Dom João Hipólito de Moraes”, com a capacidade total de 70000 (setenta mil) lugares; o recanto “Meu Senhor”, com 4000 lugares; e o Auditório “São Paulo”, con 700 lugares. No dia 3 de novembro de 2008, o Vaticano reconheceu a «Canção Nova» como associação de fiéis.

O segundo grupo “The Disciples”, Instituto secular Dom Bosco, é uma associação pública eclesial masculina e feminina nascida na Índia em 1973 de uma inspiração do salesiano P. Joseph D’Souza. Às irmãs se acrescentaram em 1983 os irmãos. No dia 21 de abril de 2000 a diocese de Ambikapur reconheceu o instituto secular. Os Discípulos, inspirados pelo trecho evangélico da missão que Jesus confia aos 72 discípulos, dedicam-se à proclamação do Evangelho, ao ensino do catecismo, ao cuidado dos doentes e ao serviço dos pobres. Hoje são um pouco mais de 400 os membros do instituto, presentes em 44 dioceses da Índia e 6 da Itália.

O terceiro grupo é o da Congregação das Irmãs de São Miguel Arcanjo, chamadas também “irmãs «miguelitas»”: ela foi fundada pelo fim do século XIX, pelo Bv. P. Bronislau Markiewicz e pela Serva de Deus Madre Anna Kaworek. Em 1956 a congregação obteve do Presidente da Conferência Episcopal Polonesa o Decreto de louvor (‘Decretum laudis’), confirmado pela Congregação dos Religiosos, que o reconhece como Instituto religioso de direito pontifício. As ‘miguelitas’ conjugam atitude contemplativa e operosa caridade apostólica no serviço pedagógico, catequético, caritativo e social, na pastoral paroquial e nas missões. O fundamento da vida das irmãs está nas duas expressões de ordem: “Quem como Deus?” e “Trabalho e temperança”. A congregação, guiada hoje pela Ir. Natanaela Bednarczk, consta de perto de 300 irmãs, presentes nos seguintes países: Polônia, Belarus, Ucrânia, Alemanha, França, Camarões, Itália.

A notícia da aprovação destes grupos chega junto com a abertura da 27ª edição dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana.

Publicado em 22/01/2009

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês