Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

14/1/2009 - Rep. Dem. do Congo - Uma luz nas trevas de Goma
Fotos do artigo -REP. DEM. DO CONGO - UMA LUZ NAS TREVAS DE GOMA
(ANS - Goma) – A experiência do “Centre des Jeunes Don Bosco”, de Ngangi-Goma, foi apresentada durante o Congresso “Sistema Preventivo e Direitos Humanos” como uma “boa prática” para a promoção e a tutela dos direitos humanos no estilo educativo salesiano.

Relatou o trabalho feito pelos salesianos e leigos colaboradores, entre os quais alguns voluntários do VIS, o P. Mario Pérez, diretor do ‘Dom Bosco Ngangi’. O seu testemunho foi precedido pela projeção do vídeo, sempre produzido por ‘Missões Dom Bosco-Mídia Centro de Turim: “Goma, Das Trevas Uma Luz”. O filme inicia com a impressionante declaração de u’a mãe refugiada na área de Mugunga - «Eu quero voltar para Sake, a minha aldeia; aqui estamos passando fome; é desde anteontem que não como» - que encerra e exprime toda a tragédia que nos últimos meses se foi intensificando na região ao norte de Kivu.

O Centro, aberto em 1988, se transformou com o passar do tempo num dos lugares de acolhida e recuperação de menores periclitantes mais importantes de toda a região. Ao número das crianças e adolescentes de Ngangi ou provenientes das vilas vizinhas, juntaram-se desde 1998, após o recrudescimento da guerra, crianças e adolescentes pertencentes a todas as etnias e provenientes também de zonas distantes do país, fugidos ou desaparecidos após terem visto matar ou levar embora as próprias famílias.

Hoje no Centro são acolhidas crianças e jovens que se encontram na rua desacompanhados e famintos, meninos-soldados, refugiados, e todos os menores em situação de pobreza, marginalização e exploração. Os serviços que os salesianos e os agentes de Ngangi-Goma prestam são multíplices: atenção às necessidades dos mais carentes, valorização e promoção da dignidade e dos direitos humanos, proposta de percurso educativo global.

Aos rapazes se oferece a possibilidade de estudar e receber uma formação profissional segundo a idade e a capacidade de cada um. Uma equipe social encarrega-se da identificação, da pesquisa e elaboração de projetos de reinserção dos jovens recebidos no Centro.

Para garantir a sustentabilidade da reinserção do jovem na família, dá-se início a um projeto de vida que presta atenção às necessidades de todo o grupo familiar.

«O objetivo é reintegrar a criança na sociedade, dar a ela direitos - declara o P. Mario Pérez –. Quando não há uma família, por um tempo somos nós a sua família, mas é necessário pensar que no futuro ela terá que constituir o seu lar. Para torná-la autônoma, portanto, nós colocamos a sua disposição uma casa. Se a criança é grande e tem um irmão, uma irmã ou uma tia que pode arcar com a responsabilidade de acompanhá-la, e não tem outro alojamento, então lhe damos a casa. As que se beneficiam com estas ajudas devem pagar alguma coisa com seu trabalho, mesmo se se trata de microcrédito. Devem reembolsar alguma coisa para dizer que realmente lhe pertence. Este é um modo de fazer com que se sintam orgulhosos de si mesmos.»

Foi exatamente a visita dos agentes de ‘Missões Dom Bosco Mídia Centro de Turim’ e do VIS que realizou o vídeo, para possibilitar, através de uma campanha jornalística intencional , uma atenção da mídia italiana à tragédia de Goma.

Publicado em 14/01/2009

 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês