RMG – Dois novos Inspetores para o Brasil |
RMG – CG26: A Palavra de Deus última voz a ressoar no Capítulo |
A primeira fase do CG26, iniciada com a sua convocação pelo Reitor-Mor, manteve envolvidos todos os salesianos no estudo e aprofundamento do tema “Da mihi animas”. Parte importante dessa fase foram os diversos Capítulos Inspetoriais que ofereceram válidos subsídios e indicações para a vida de cada comunidade e província, e também para o Capítulo Geral. Ao mesmo tempo as comissões (técnica, jurídica e pré-capitular) reunidas na Casa Generalícia e coordenadas pelo Regulador, P. Francesco Cereda, organizaram e aclararam os itinerários de realização do CG26.
A segunda fase, concluída sábado, dia 12 de abril, viu os olhos e o coração da Congregação, e não só, voltados para Roma, onde estavam reunidos os 232 salesianos capitulares. Aberto com a peregrinação a Turim, aos lugares salesianos, e com os exercícios espirituais, o Capítulo foi “o sinal principal da unidade na diversidade da Congregação”; “encontro fraterno no qual os salesianos fazem uma reflexão comunitária para se manterem fiéis ao Evangelho e ao carisma do Fundador, e sensíveis às necessidades dos tempos e lugares” (Constituições salesianas, no artigo 146).
“Cabe agora a cada Região e Inspetoria o trabalho de contextualizar as grandes linhas de ação, com intervenções decorrentes, a fim de torná-las mais correspondentes às situações e aos desafios concretos” – disse o P. Pascual Chávez Villanueva, confirmado Reitor-Mor dos salesianos para um segundo sexênio, no seu discurso de encerramento, entregado a cada membro da Congregação o documento. Foi o início da terceira fase!
Concluindo o discurso o Reitor-Mor disse: “Eis-me aqui, Caríssimos Irmãos, a entregar-lhes o fruto deste CG26, do qual foram os protagonistas. Entrego-lhes sim um documento que será como a nossa carta de navegação para o sexênio 2008-2014, mas entrego-lhes, sobretudo, o espírito do CG26. Ele quis ser uma intensa experiência pentecostal para uma profunda renovação da nossa vida e missão. Ele representa, pois, para todos os Salesianos, a plataforma de lançamento da Congregação a caminho do grande jubileu salesiano de 2015.
O Conselho Geral já iniciou as suas sessões de trabalho para preparar a agenda e as etapas de trabalho que levarão à programação do próximo sexênio.
Publicado em 14/04/2008