Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

14/2/2008 - Índia - Justiça para crianças e adolescentes: uma caminhada por fazer
Fotos do artigo -ÍNDIA – JUSTIÇA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA CAMINHADA POR FAZER
(ANS – Vijayawada) – Fez-se nos dias 11 e 12 de fevereiro, em Vijayawada, Índia, um ‘workshop’ sobre o tema “Justiça para os menores – Uma caminhada por fazer”. Contou com a participação de uma centena de agentes empenhados na área dos direitos das crianças e adolescentes.

Entre os participantes: funcionários governativos, adidos às políticas juvenis e outros agentes com ampla experiência na área da assistência à juventude, provenientes de toda a Índia e do vizinho Bangladesh. Os trabalhos, partindo das problemáticas vividas pelos menores, favoreceram a criação de possíveis colaborações entre as organizações empenhadas na área, e o desenvolvimento de uma rede que una os interessados em construir um mundo que dê mais atenção aos pequenos.

O ‘workshop’, feito no instituto ‘Vijayawada-Don Bosco’, foi organizado pela “Fundação dos direitos da Criança (CRAF), pelo Fórum pelos Direitos da Criança-Pré-Adolescente, pelo Fórum Dom Bosco pelos jovens periclitantes da Ásia Sul (DBSFYaR) e pela Obra salesiana que sediou o encontro. As finalidades do encontro foram apresentadas, na sua mensagem de boas-vindas, pelo P. Thomas Koshy, diretor do ‘Vijayawada-Don Bosco’. Convidado de honra para a abertura do ‘workshop’ foi o Sr. Lagadapati Rajagopal, deputado local, aclamado pelos participantes como um novo “Chacha Nehru”, uma referência feita ao falecido Primeiro Ministro indiano Jawaharlal Nehru, tão apreciado pelo seu empenho em favor das crianças.

Falaram como relatores, entre outros, o Prof. B. B. Pande e a Sra. Sheela Barse, conhecida ativista indiana na defesa dos direitos dos menores. Dos trabalhos participaram também o Sr. Somasundaram, especialista em criminologia, a Sra. Jiti Nichani, do Fórum pelas leis alternativas, a Sra. Arlene Manoharan, do Centro para a Infância e a Lei, o Sr. Sony George, funcionário da UNICEF, o P. George Kollashany, coordenador nacional da “Youth at Risk”, e o P. Thomas Koshy. Os participantes, além da sua fala nos trabalhos de assembléia e nos de grupo, aproveitaram da ocasião para interagir entre si a fim de favorecer a criação de uma plataforma de intentos.

O plano de intervenção elaborado durante o ‘workshop’ manifestou a dedicação de quem, empenhado na assistência à juventude, se confronta com as leis para os jovens. O encontro teve uma especial importância porque essas leis na Índia envolvem 2.500 instituições governativas que, juntas, acolhem mais de 250.000 crianças e adolescentes. No centro do debate esteve a lei sobre a justiça juvenil, as suas normas e a sua aplicação, a fim de definir um itinerário que ajude a sociedade e o mundo legislativo a respeitar os menores – crianças e adolescentes - na sua dimensão humana e civil.

Publicado em 14/02/2008

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês