Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

7/12/2007 - RMG - O Pe. Rua que ri
Fotos do artigo -RMG – O PE. RUA QUE RI
(ANS – Roma) – No fim da manhã de ontem os irmãos Pe. Robert e Pe. Leszek Kruczek, deram ao Pe. Pascual Chávez, Reitor-Mor dos salesianos, um quadro de sua autoria, com a representação do bem-aventurado Miguel Rua, aluno e primeiro sucessor de Dom Bosco.

A pintura, em óleo sobre tela, com 70 cm X 100, foi encomendada pelo mesmo Reitor-Mor que solicitou aos dois jovens artistas poloneses, já conhecidos pelo seu trabalho e autores de um retrato do Pe. Chávez, que pintassem o Pe. Rua sorridente, a fim de desfazer a iconografia tradicional salesiana que, inspirando-se em algumas fotografias, retratava o bem-aventurado sempre com o rosto sério. A pintura apresenta, com a espontaneidade típica de uma fotografia instantânea, O Pe. Rua que, quase pego de surpresa no ato de rezar o breviário, sorri para o observador. Precioso detalhe que confere à pintura um valor simbólico, é a sombra que o personagem projeta na parede, que faz pano de fundo no qual se entrevê o semblante de Dom Bosco.

Os dois irmãos, antes de fazerem a pintura, como fazem em geral antes de iniciar um trabalho, pesquisaram sobre o personagem objeto da pesquisa; leram atentamente uma biografia do bem-aventurado Miguel Rua; “daí surgiu um homem alegre”, afirmou Pe. Robert, principal autor da obra. O sorriso, de fato, é um aspecto que distingue os trabalhos, as esculturas e as pinturas dos dois irmãos como, por exemplo, o presépio montado na sua paróquia de Cracóvia, onde os diversos personagens, incluindo Maria e José, sorriem. 

“É uma característica que herdamos da nossa família, onde todos sorriam”, disseram os irmãos Kruczek. As primeiras experiências artísticas dos dois irmãos remontam à sua adolescência quando, reunindo outros jovens para jogos e concursos, gostavam de mostrar e partilhar as coisas bonitas que viam ao redor.  Criando coragem, participaram de diversos concursos artísticos, vencendo algumas vezes. Uma vez, durante a fase de seleção, um de seus trabalhos não foi aceito pela comissão julgadora, porque achavam que pela alta qualidade da obra ela não tivesse sido feita pelos dois jovens artistas.

“Sabemos da responsabilidade de ter que transmitir, através das nossas obras, os valores positivos da vida e nos sentimos, como salesianos, colaboradores na construção do Reino de Deus, evangelizando com as imagens”.

A pintura será colocada no começo do corredor dos escritórios do vigário do Reitor-Mor, tornando-se assim, um traço de união ao quadro de Dom Bosco que está perto dos escritórios do Reitor-Mor.

Publicado em 07/12/2007

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês