Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

12/11/2007 - Argentina - Ceferino é beatificado
Fotos do artigo -ARGENTINA - CEFERINO É BEATIFICADO
(ANS – Chimpay) – Cerca de 200 mil pessoas participaram em Chimpay da beatificação de Zeferino Namuncurá, jovem indígena mapuche, aluno salesiano e aspirante ao sacerdócio, falecido aos 19 anos em Roma, Itália, em 1905.

Pouco depois das 11 da manhã, o cardeal Tarcísio Bertone, salesiano, secretário de Estado e delegado do Papa para essa cerimônia, leu o decreto pontifício que inscrevia Zeferino entre os bem-aventurados, indicando a data de 26 de agosto para sua memória litúrgica, dia de seu nascimento.

Dom Esteban Laxague, salesiano, bispo de Viedma, apresentou, segundo o rito, ao cardeal Bertone o pedido de beatificação de Zeferino. Para reforçar o seu pedido, também Hermelinda Painequeo e Aparicio Millapi, representantes do povo mapuche, e padre Enrico dal Covolo, postulador geral da Causa dos Santos da Família Salesiana.

Mais de cem bispos e um grande número de padres participaram da solene liturgia de beatificação. Presentes também o padre Pascual Chávez, Reitor-mor dos salesianos, e o seu vigário, padre Adriano Bregolin, os inspetores salesianos da Argentina e várias delegações de salesianos e membros da Família Salesiana que vieram para celebração das nações latino-americanas. Também participou da beatificação a Sra. Valeria Herrera, jovem mãe de Córdoba curada milagrosamente pela intercessão de Zeferino Namuncurá.

Entre as personalidades, também estiveram o vice-presidente da República Argentina, o Sr. Daniel Scioli, o embaixador da Argentina no Vaticano, o Sr. Carlos Custer, e o secretário do Culto, o Sr. Guillermo Oliveri, e outra autoridades.

Na homilia, o cardeal Bertone relembrou alguns traços fundamentais da santidade do novo bem-aventurado: “Se a santidade pôde florir nele, é porque encontrou um terreno fértil nas qualidades humanas próprias da sua terra e da sua gente, qualidades que ele assumiu e aperfeiçoou.” “Louvar hoje o Senhor no bem-aventurado Zaferino – prosseguiu o secretário de Estado – significa também fazer memória viva e agradecida das antigas tradições do povo mapuche, bravo e indomado; e, ao mesmo tempo, descobrir a fecundidade do Evangelho, que não destrói nunca os valores autênticos, de cuja cultura é portadora, mas os assume, os purifica e os aperfeiçoa.”
 
No final da celebração, padre Pascual Chávez agradeceu, em nome da Família Salesiana, pela presença do cardeal Bertone, e à Conferência Episcopal Argentina, na pessoa do cardeal Jorge Begoglio, arcebispo de Buenos Aires e primaz da Argentina, pelo apoio dado na organização da beatificação.

Padre Chávez prestou homenagem também ao povo mapuche, dizendo: “Hoje Chimpay representa uma terra de santos porque nos deu um santo que é um modelo para todos os jovens do mundo. Obrigado ao povo mapuche!”.

O nono sucessor de Dom Bosco, além disso, quis ver no evento de beatificação uma oportunidade para continuar a trabalhar em favor dos jovens, “Cremos nos jovens –disse -, apostemos na sua educação e conseguiremos assim a transformar a nossa América”.

Publicado em 12/11/2007

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês