Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

9/2/2016 - ONU - ‘Para criar sociedades justas, équas e sadias é preciso que todos participem’
Fotos do artigo -ONU – ‘PARA CRIAR SOCIEDADES JUSTAS, ÉQUAS E SADIAS É PRECISO QUE TODOS PARTICIPEM’

(ANS – New York)– Está em curso de 3 a 12 de fevereiro, em Nova Iorque, a 54ª Sessão da Comissão para o Desenvolvimento Social, reunido na ONU, sobre o tema “Repensar e fortalecer o desenvolvimento social no mundo contemporâneo”. Também os Salesianos participam ativamente.

Para a Sessão, o P. Thomas Brennan SDB, representante dos Salesianos na ONU, produziu uma exposição escrita – publicada com a identificação E/CN.5/2016/NGO/45 – que trata da importância da inclusão social para garantir que ninguém seja preterido. “Para criar sociedades justas, équas e sadias, é preciso que todos participem, prescindindo, entre outras coisas, de status econômico, sexo, deficiência ou situação de migrante” – reza o documento.

Além disso foram apresentadas algumas boas práticas já utilizadas pelos Salesianos para garantir a inclusão social:

- o trabalho entre os jovens migrantes não-acompanhados, na Alemanha, para favorecer a sua inserção na sociedade alemã de modo responsável, em favor de todos;

- oferta de habilitações profissionais, em diversos setores, aos refugiados cingaleses no Sri Lanka e na Índia;

- assistência a refugiados, ministrada na área dos refugiados de Kakuma, no Quênia, e a formação oferecida a mais de 66.000 jovens internados;

- oportunidade educativas, recreativas e espirituais e para a participação da vida social, dadas aos refugiados sírios, no Líbano.

Sempre para apoiar a causa da inclusão social, em favor dos direitos dos migrantes, das vítimas de tráfico de seres humanos, dos refugiados; e para incluir as pessoas com deficiências: os Salesianos também realizaram, sexta-feira, 5 de fevereiro, um evento à margem da Sessão, intitulado: “A Integração Social da População Vulnerável”, coordenado pelo P. Brennan.

Foi assim examinado o conceito de integração social e o seu papel fundamental na promoção e fortalecimento do desenvolvimento social. Entre os relatores estava Donald Kerwin, Diretor do Centro para o Estudo das Migrações, e Leonir Chiarello CS, Diretor da Rede Internacional sobre as Migrações, da Congregação dos Escalabrinianos, os quais expositores trataram dos desdobramentos legais e sociais das migrações. Estava igualmente o P. Jaime Reyes SDB, Diretor do Programa para a Integração dos Diversamente Hábeis “Dom Bosco Sobre Rodas”, de Guadalajara, México, acompanhado por Aldo Chavarria, Instrutor do mesmo Programa.

Os dois expuseram cerca do trabalho conduzido a termo pelos Salesianos, no México, para ajudar a jovens com carências físicas a desenvolver todos os seus talentos e a viver de modo autônomo. Sublinharam a necessidade de não permitir que uma carência física defina uma pessoa, lembrando que o programa salesiano até agora tem transformado a vida de quase 2.000 jovens.

Publicado em 09/02/2016

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês