Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

27/1/2016 - Itália - Dom Bosco visto de longe: Dia Nacional da Juventude da República Dominicana
Fotos do artigo -ITÁLIA – DOM BOSCO VISTO DE LONGE: DIA NACIONAL DA JUVENTUDE DA REPÚBLICA DOMINICANA

(ANS – Roma) – Dom Bosco nunca fez política ativa, embora estivesse interessado na política enquanto favorável, ou menos, aos seus projetos de educação dos jovens e à liberdade da Igreja de desempenhar a sua missão de salvação: quando tais fatores entravam em jogo, não deixava de intervir junto às Autoridades, tanto civis quanto eclesiásticas. ‘Salus animarum suprema Lex’ (A salvação das almas é a lei suprema).

Pelo P. Francesco Motto SDB

Na República Dominicana, a 8.000 km de distância de Turim, a figura de Dom Bosco é conhecida graças aos Salesianos e às Filhas de Maria Auxiliadora, que, há 80 anos, mantêm obras educativo-pastoraistão apreciadas que a República Dominicana – após a proclamação pela ONU do Ano Internacional da Juventude, celebrado em 1985, e da JMJ, lançada naquele mesmo ano pelo Papa S. João Paulo II – detectou tal sensibilidades salesiana e criou imediatamente adequados ambientes governativos diretamente colocados a serviço dos jovens.

Não só. Após as celebrações do I Centenário de Morte de Dom Bosco (1988), a sua imagem surgiu à atenção da opinião pública do País. Assim no dia 31 de janeiro de 1991, um jornalista, realmente empenhado, lançou a ideia de que tal dia se tornasse o Dia Nacional da Juventude Dominicana. Dito e feito: com o apoio de outros jornais, da Igreja Local, da Congregação Salesiana e, sobretudo, dos entusiastas Grupos Juvenis (salesianos e não), criou-se imediatamente uma Comissão Promotora, que, após dois anos, levou à apresenação de um Projeto de Lei.

Aprovado pelas duas Câmaras, Governo e Presidente, no dia 5 de dezembro de 1993 estabeleceu que o dia 31 de janeiro de cada ano fosse oficialmente o “Dia Nacional da Juventude da República Dominicana”. Em tal ocasião, dever-se-iam em todo o País promover iniciativas de mui variado gênero que pusessem no centro os Jovens e suas exigências de bem, de paz, de progresso, de esperança, num mundo que com frequência disso se vai destituindo.

Na quele dia 5 de dezembro de 1993, Dom Bosco deve ter exultado: não tanto por si,mas por seus queridos Jovens: também por aqueles de um distante País do Caribe.

Publicado em 27/1/2016

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês