(ANS - Hong Kong) – Neste ano, a Família Salesiana da Inspetoria chinesa organizou o Dia de Espiritualidade Salesiana em comunhão com os Dias de Espiritualidade da Família Salesiana (DEFS), presididos pelo Reitor-Mor, em Roma. Para essa ocasião, a Casa Inspetorial em Hong Kong encheu-se de Membros da FS.
Na abertura o P. Lanfranco Fedrigotti, Superior da Inspetoria chinesa, observou que existem três níveis de Consagração e Santificação. O primeiro nível é dado pelo simples fato que cada um existir: compartilha da existência de Deus: é consagrado. O segundo nível se tem porque pela sua encarnação Jesus consagrou novamente todos os seres humanos e todas as criaturas. O terceiro nível, enfim, se dá porque a criação de Deus pede ao homem concriar para o futuro e dar vida às gerações. Por isso, seja o matrimônio, seja a Vida Consagrada, são em sentido restrito caminhos de fecundidade e vocações geradoras de vida.
Sucessivamente o P. Andrew Fung, Vigário Inspetorial, acrescentou que os três níveis de consagração estão ligados na palavra “sim”: sim a Deus, à vocação cristã e especialmente ao Espírito Santo. Um sim que inicia com a vida matrimonial ou a consagração religiosa, e leva ao depois a uma nova descoberta: a vida guiada pelo Espírito Santo se vai sendo enriquecendo e inspiranso.
Na continuação do dia, o P. Martin Yip aprofundou ao invés o tema pastoral “A virtude mais bela é a castidade”, que tinha sido proposto já antes do lançamento da Estreia 2016, visto que toda a Igreja está empenhada por guiar os jovens na reflexão sobre temas quais família, sexo, reprodução.
Nos sucessivos trabalhos de grupo, os Grupos da FS sublinharam que os laços familiares e de casal influenciam intensamente a opinião e os valores da juventude em seus relacionamentos afetivos: razão pela qual é importante concentrar-se em como apoiar a família e os casais na construção de ambientes favoráveis ao crescimento dos jovens. Foi além disso observado quanto a partilha dos valores religiosos pode igualmente contribuir para o desenvolvimento de outros valores positivos, próprios da Juventude.
Publicado em 14/1/2016