Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

20/11/2015 - Paraguai - Entrevista de Dom Edmundo Valenzuela SDB novo Presidente da Conferência Episcopal Paraguaia
Fotos do artigo -PARAGUAI – ENTREVISTA DE DOM EDMUNDO VALENZUELA SDB NOVO PRESIDENTE DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL PARAGUAIA

(ANS – Assunção) – Dom Edmundo Valenzuela SDB, Arcebispo de Assunção, foi recentemente eleito presidente da Conferência Episcopal do Paraguai, País que faz poucos meses recebeu a Visita do Santo Padre, do que já se colhem bons frutos. Muitos os desafios que se apresentam agora a Dom Valenzuela com mais este encargo. Eis um resumo da entrevista concedida pelo Prelado salesiano à Agência ZENIT, em sua própria tradução.

Foi recentemente eleito Presidente da Conferência Episcopal do Paraguai. Como se está introduzindo a essa nova etapa?

Disse aos meus irmãos Bispos que me confiaram esse pesado encargo de Presidente da Conferência: “Como missionário bispo que sou, aceito servir à Igreja com a ajuda de Deus e da Virgem Santíssima”. Rezo e peço ajuda, pois a ajuda que eu posso oferecer depende da oração e do desprendimento de mim mesmo, a exemplo de Jesus.

Quais os maiores desafios hoje para a Igreja no Paraguai?

Esta nova etapa do meu serviço à Igreja não me vai ser fácil, pois a nossa Igreja foi chamada pelo Papa Francisco a uma renovação radical, na visita que ele nos fez em julho deste ano. O desafio de uma “Igreja em saída”, uma Igreja missionária, soa bem, mas, na realidade, há muitas resistências. Estamos muito acostumados com o “sempre fizemos assim”. No social, a conferência continua sendo um baluarte a serviço da vida, da verdade, da justiça, da paz. As novas ideologias, em especial a de ‘gênero’, têm muita força, muito dinheiro sustentando a sua propagação. Além disso, a pobreza, e a pobreza extrema de 15% da população nos deixa sempre alertas.

Agora que um pouco de tempo deixou ‘repousar’ a visita do Papa ao Paraguai, como avalia essa Viagem ao País?

Para nós, foi o maior acontecimento da nossa história. Vivemos um encontro nacional, uma festa da fé e da Igreja marcada pela alegria, pela participação maciça e pelas expressões de religiosidade simples e carinhosas para com o Papa. A presença humilde e cálida, as palavras sábias e orientadoras, o carinho pela Gente paraguaia, a estima pela Mulher paraguaia, ‘a mais gloriosa da América’ segundo Suas palavras, conquistaram os corações.

Quais os frutos já visíveis?

Houve mais aproximação de milhares de pessoas às celebrações dominicais. O conselho do papa aos jovens de “fazer bagunça, mas organizada”, os despertou para uma série de manifestações por mais qualidade da educação escolar, mais transparência e eliminação da corrupção na Universidade Nacional e suas filiais.

Publicado em 20/11/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês