Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

13/11/2015 - Itália - “Consensus Conference” acerca do ‘Educativo Digital’
Fotos do artigo -ITÁLIA – “CONSENSUS CONFERENCE” ACERCA DO ‘EDUCATIVO DIGITAL’

(ANS – Roma) – Diferentes experiências internacionais e nacionais,entre as quais o projeto dos Salesianos “iCNOS”, indicam que se está a verificar, no mundo da escola, uma mudança paradigmática, com a passagem cada vez mais intensa do «educativo cartáceo» ao «educativo digital». Para aprofundar a questão e lançar as bases para uma solução elevada, ontem, 12 de novembro, realizou-se no “Salesianum” de Roma um confronto entre especialistas do Setor.

A iniciativa quis propor-se como uma “Consensus Conference”, ou seja, um encontro que reúne expoentes da comunidade científica e de práticas do mundo da escola, para compartilhar e enfim divulgar um conjunto de Linhas Guias sobre a abordagem educativa, baseando-se no consenso entre autorizados protagonistas do âmbito.

Já fazem de pano de fundo à conferência os resultados assaz consistentes do Projeto iCNOSque, graças ao patrocínio da empresa tecnológica “Apple” através da “Rekordata”, já levou, a 26 centros educativos salesianos, iPads e outros instrumentos digitais, para um total de mais de 2100 alunos e 600 docentes envolvidos num novo e inovador tipo de didática.

O projeto iCNOS elaborou por isso uma Linha Guia, fruto de três anos de pesquisa e experimentação. E o evento da ‘Consensus Conference’ visa recolher  indicações e integrações para o documento, com que alcançar o mais alto consenso possível e, enfim, entregar à comunidade científica e de práticas do mundo da escola, uma série de recomendações educativas, didáticas, organizativas e tecnológicas, úteis à atuação de uma inovação equilibrada e fecunda.

O educativo ‘cartáceo’, paradigma ligado à invenção do papel e da imprensa, tinha na sala de aula, na cátedra, nos bancos e em livros/cadernos os instrumentos principais do ensino. O educativo ‘digital’ requer ao invés novas formas de instrução, com espaços múltiplos, tempos flexíveis e multiplicidade de recursos para a aprendizagem. Para enfrentar a mudança sem dissipar a riqueza da tradição, o novo paradigma requer pesquisa e projetação pedagógica.

Da Conferência de ontem participaram,entre outros, Daniele Barca, do Ministério da Instrução, Setor Inovação Digital; Alessandra Cenerini, da Associação Professores Italianos; Alfredo Rubinacci, de ‘Tuttoscuola’; Andrea Benassi, do Instituto Nacional de Documentação Inovação e Pesquisa Educativa (INDIRE); e Cesare Benedetti, ‘Apple Distinguished Educator’.

Hoje as atividades prosseguiram com uma sessão de confronto reservada aos Membros do CNOS (Centro Nacional Obras Salesianas).

Publicado em 13/11/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês