Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

9/10/2015 - Itália - “Capital adolescentes: o desafio da passagem à idade adulta numa sociedade complexa”
Fotos do artigo -ITÁLIA – “CAPITAL ADOLESCENTES: O DESAFIO DA PASSAGEM À IDADE ADULTA NUMA SOCIEDADE COMPLEXA”

(ANS – Roma) – Terça-feira próxima,13 de outubro, no Capitólio, em Roma, os jovens serão os protagonistas, na apresentação de uma pesquisa sobre os adolescentes romanos, comissionada pelos Salesianos da Circunscrição da Itália Central (ICC). “Foram ouvidos cerca de 1000 jovens de idade compreendida entre 14 e 17 anos, das Escolas e dos Centros de Formação Profissional, de Roma, sem esquecer uma densa representação de jovens procedentes diretamente do mundo da carência” – reporta o P. Leonardo Mancini, Superior da ICC.

Coordenou e dirigiu a pesquisa –“Capital adolescentes:o desafio da passagem à idade adulta numa sociedade complexa” – o Instituto Toniolo, com a colaboração de alguns professores da Universidade Pontifícia Salesiana.

“Os resultados da pesquisa – prossegue o P. Mancini – serão por certo para nós não só um instrumento assaz útil (para ler a situação dos nossos jovens para além dos lugares comuns,para fazer projetos a partir de dados atualizados) mas também um instrumento que colocamos à disposição da coletividade para melhorar e integrar os esforços comuns em favor dos jovens”.

“A ideia desta pesquisa – acrescentou o P. Stefano Aspettati,Diretor da Obra 'Borgo Ragazzi Don Bosco', de Roma –nasceu do fato de que não podíamos somente festejar os 200 anos de Nascimento de Dom Boscomas devíamos igualmente dizer que Dom Bosco continua a ‘nascer’.Era por isso importante dar um sinal de proximidade ao mundo dos jovens (especialmente dos mais pobres).Quando descobrimos que no ‘Comune’ da Capital não havia dados atualizados acerca dos adolescentes, pensamos em ‘oferecer’ à Cidade uma pesquisa mais recente”.

“É um documento que, como salesianos, deveremos estudar atentamente – continua o P. Aspettati – porque a amostra de jovens analisados se refere aos nossos Centros de Formação Profissionais,às nossas escolas,além das estatais; mas há outrossim uma consistente amostra (10%) de jovens ouvidos diretamente do desamparo.Devemos conhecer aqueles a quem nos dedicamos.(…) É verdade que os jovens não se podem encaixotar nos resultados de uma pesquisa. Mas é igualmente importante manter-se atualizados”.

Publicado em 9/10/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês