Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

20/7/2015 - Timor-Leste - Visita do Primeiro Ministro ao Instituto Dom Bosco de Fatumaca
Fotos do artigo -TIMOR-LESTE – VISITA DO PRIMEIRO MINISTRO AO INSTITUTO DOM BOSCO DE FATUMACA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Fatumaca) – O Instituto Dom Bosco, de Fatumaca, recebeu a visita do Primeiro Ministro da República Democrática de Timor-Leste, Dr. Rui Maria de Araujo, no passado sábado, 18 de julho de 2015.

Por Amilcar D’Silva SDB

O Primeiro Ministro – acompanhado peloMinistro dos Serviços Estatais, Dr. Gastão Sousa; o Secretário estatal para a Formação Profissional e o Emprego, Dr. Ilidio Pereira; e outras Autoridades – visitou o Centro salesiano às 9 locais, e foi acolhido pelo P. Tomas Gusmão de Carvalho, Diretor; pelo P. Adriano Maria de Jesus, Diretor acadêmico do Instituto Técnico; e pela inteira comunidade educativo-pastoral. Durante a cerimônia de acolhida, à presença de quase 300 pessoas, tocou a Banda musical dos Aspirantes salesianos, enquanto um dos alunos leu um discurso de boas-vindas, homenageando o Primeiro Ministro e os outros visitantes com os típicos ‘Tais’ (em modos tradicionais).

Em seguida o Primeiro Ministro visitou um edifício em construção e o P. Eligio Locatelli explicou a destinação da obra: novas aulas, escritórios, biblioteca, sala para computadores e de projetação técnica para os alunos. O Dr. Araujo visitou a seguir as quatro oficinas – trabalho em madeira/carpintaria, eletricidade, trabalho dos metais/mecânica; e eletrônica –, dialogando com vários alunos.

Em seguida o Primeiro Ministro reuniu-se com os docentes: o Representante dos Professores, Jose da Costa, pronunciou um discurso denso de propostas e sugestões sobre o tema da Escola e da Formação profissional. E o Dr. Araujo muito apreciou a exposição: “Este é o correto modo de pedir, e todos os professores do país deveriam não esquecer que o bem e os interesses dos alunos vêm antes de tudo” – disse.

O sucessivo encontro foi com todos os Salesianos, os noviços, o pessoal docente, não-docente e discente, da obra. Durante o encontro, de quase hora e meia, o Primeiro Ministro insistiu em que “o Governo não pode não reconhecer a grande contribuição da Igreja e o grande serviço dos missionários ao desenvolvimento do país através da educação”. Demonstrou a seguir uma grande estima pelo método educativo das Escolas salesianas e acrescentou que o Instituto Dom Bosco, de Fatumaca, ensina aos alunos não só o ‘know-what’ mas também o ‘know-how’. Encorajou enfim os alunos a definir claramente os objetivos para o futuro e agradeceu a todos os salesianos pelo serviço desenvolvido, com menção especial ao P. Locatelli.

De tarde, para completar o dia, o Primeiro Ministro visitou rapidamente as plantações, as tulhas e os animais de criação presentes no campo da obra.

Publicado em 20/07/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês