Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

14/7/2015 - Cuba - 70 anos de devoção a Dom Bosco em Manzanillo
Fotos do artigo -CUBA – 70 ANOS DE DEVOÇÃO A DOM BOSCO EM MANZANILLO

(ANS – Manzanillo) – Maria Luisa Corrales tem 86 anos. Vive em Manzanillo, Cuba. Sobre uma das paredes de sua casa campeia um quadro de Dom Bosco que pertencia à sua Mãe. Depois de ler a biografia do santo, toda semana, quando lhe levam a Comunhão, raconta algum pormenor a respeito desse tema. Um dia mostrou um opúsculo com o carimbo de ‘Salesiana Cooperadora’ de sua Mãe. Foi assim que nasceu o desejo de conhecer a história da presença do carisma de Dom Bosco em Manzanillo.

Por Ileana Planells Valdespino

Graças à dedicação de uma religiosa, iniciou em 1948 a construção da Capela de São João Bosco num terreno agrícola. Em 1949, com o ‘pavimento’ ainda de terra, iniciou-se a ministrar catequese e a celebrar a Eucaristia: o sacerdote que dizia a missa e ajudava na catequese era Frei Miguel Akdaz, para todos: ‘Padre Miguelito’.

A início da capela ocorreu oficialmente em 5 de outubro de 1950, com a chegada da Estátua da Virgem de Fátima, a Manzanillo, onde ficou alguns dias. Acolhida na capela, de noite era levada pelas ruas do ‘bairro’ para ser honrada, tanto que veio a chanar-se afetuosamente “la callejera” (literalmente: ‘a rueira’.ndt.)

Em 1961, por causa da expulsão dos saceredotes do povoado, a capela foi fechada. Em 1965, porque estava fechada, chegaram alguns funcionários do departamento da educação e pediram as chaves da capela porque queriam transformá-la numa escola. Quem detinha as chaves recusou-se, impedindo assim que se apossassem dos locais.

Em 1967 um grupo de Fiéis decidiu reabrir as portas da Capela. Isso significou a retomada da catequese e, em seguida, nos domingos, da Celebração da Liturgia da Palavra, além de espetáculos de marionetes. A capela continuou nessa situação até à chegada do P. Rodolfo Sánchez,que recomeçou a celebrar a Eucaristia com a presença de apenas sete Fiéis.

Em 1991 vieram a Manzanillo quatro Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), as quais continuaram a catequese e iniciaram novas atividades.

Neste ano celebra-se o Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco. Graças à chegada de um postulante, Orestes, surgiu um grupo de uns 20 adolescentes prontos para o catecumenato e o aprofundamento da espiritualidade salesiana, com o auxílio das Irmãs.

Publicado em 14/07/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês