Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

26/6/2015 - Nepal - A reconstrução pós-sismo
Fotos do artigo -NEPAL – A RECONSTRUÇÃO PÓS-SISMO
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Kathmandu) – Fez-se em 15 de junho um encontro no Instituto “Don Bosco”, Thecho, em Kathmandu, de que participaram os cinco salesianos envolvidos no trabalho do pós-terremoto, no Nepal, P. John Jijo (Coordenador), P. Vincent Mondal, Ecônomo da Inspetoria salesiana de Calcutá, e o P. George Menamparampil, Diretor do BOSCONET, de Nova Délhi. Entre as muitas coisas discutidas e aprovadas, apontamos:

  1. 17.000 famílias receberam auxílios da Equipe salesiana, na fase de emergência (alimentos, remédios e/ou material para alojamento). Salvo casos excepcionais, esta forma de auxílio não será mais feita.
  2. Todos os trabalhos seguirão rigorosamente os procedimentos decididos pelo Governo (autorizações oficiais, aprovação dos planos de construção, regras para o uso do dinheiro e dos materiais). Serão adotados também instrumentos práticos para garantir a total confiança dos benfeitores.
  3. Será montado um plano geral de trabalho, para quem disso faça pedido: para ele poder-se-á contribuir com quotas. Serão preparadas também propostas acerca de atividades específicas deixadas à livre escolha dos benfeitores.
  4. NENHUMA CRIANÇA VÍTIMA DO TERREMOTO deverá deixar a escola por causa da falta de livros, uniformes, refeição… Se necessário, os Salesianos poderão contribuir também para o pagamento das mensalidades.
  5. Parte do dinheiro será gasto na reconstrução de casas. A preferência será dada aos alunos e ao pessoal das escolas, e a famílias do bairro Lalitpur.
  6. Se necessário, poder-se-ão ajudar pessoas sob exigências médicas de longo termo, causadas pelo terremoto. Esta normalmente NÃO é uma prioridade dos Salesianos, mas, visto o contexto particular, se nenhum outro auxílio viesse de alhures, poderão ser mantidas as necessárias intervenções cirúrgicas, as cadeiras de rodas, as próteses…
  7. O ‘focus’ está nas crianças, jovens e sua educação. Por isso, a quota máxima dos fundos será utilizada para reconstruir as escolas e as salas de aulas. No bairro de Lalitpur algumas escolas perderam apenas algumas salas. Os Salesianos providenciarão a sua reconstrução.
  8. As circunstâncias obrigam os Salesianos a dar preferência às escolas maiores, porque podem ter um número maior de alunos beneficiados.
  9. A intenção é reconstruir pelo menos 40 escolas (60, se houver fundos suficientes), em 4-6 meses, a partir do fim da estação das monções. Serão formadas 10 equipes, cada uma das quais assumiria 4-6 escolas.
  10. Em cada povoado será pedido formar uma comissão de reconstrução escolar, que mobilizará os habitantes a contribuir, por quanto possível, com dinheiro, material e mão-de-obra.
  11. Não se visa somente a reconstrução das estruturas: será pedido às autoridades desenvolver programas de formação para professores e cursos e atividades para ajudar os menores a superar os traumas.
  12. Várias ongues pediram auxílio para habilitar jovens à reconstrução: cursos específicos serão ativados na escola  “Thecho”.
  13. Os religiosos estudarão com as comunidades locais vários instrumentos para a formação da população ao trabalho, a criação de empregos, a geração de lucros e a reabilitação a longo prazo.
  14. Os Salesianos colaborarão com o governo e com outros grupos religiosos ou ongues leigas; mas sem desviar os fundos de quanto foi programado, sem competir com eles, nem duplicar seu trabalho.
  15. O P. John Jijo coordenará os trabalhos de reconstrução assim como conduziu as operações de socorro, embora continuando a dirigir a escola “Thecho”.
  16. Enfim, será “adotado” um pequeno vilarejo (de perto de 40 famílias) para tentar desenvolver um “povoado modelo”.

Publicado em 26/06/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês