Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

23/6/2015 - Nepal - Continuam os socorros, entre mil dificuldades
Fotos do artigo -NEPAL – CONTINUAM OS SOCORROS, ENTRE MIL DIFICULDADES

(ANS – Kathmandu) – Os Salesianos de Kathmandu e os grupos de voluntários que os acompanham continuam a levar auxílio à população necessitada. Mas as dificuldades são realmente muitas…, como nos conta o P. George Menamparampil, Responsável pela Procuradoria Missionária Salesiana, de Nova Délhi, “Bosconet”, Índia.

Ipa é um povoado a 70 km do Instituto salesiano “Thecho”, onde está a nossa base de operações de socorro. Para os primeiros 50 km, até Sisneri, a estrada está mais ou menos asfaltata. Depois vira uma estrada estreita e lamacenta.

No dia 4 de junho carregamos dois caminhões com 11 toneladas de material (arroz, lentilhas, óleo, sal, sabão). A operação de carregamento durou toda a manhã, visto que todo o trabalho se fez a muque, sem qualquer auxílio mecânico.

Os caminhões partiram para Ipa, sob a guia do Sr. Purna Kumar Dangol, professor no Instituto salesiano. O plano era chegar até Sisneri: pelas 4 conseguiu-se chegar a Pharping, 15 km antes de Sisneri (quase 4 horas para 35 km!). Logo depois os dois motoristas negaram-se a prosseguir.

O nosso parceiro em Pharping queria que se descarregassem os caminhões ali, passando ele a custodia o material. Mas a experiência do Sr. Purna com esse tipo de parceiros sugeriu não aceitar, e pedir auxílio à Polícia.

Foram assim alugados um ônibus e quatro furgões. Feita a transferência dos dois caminhões, o Sr. Purna partiu com a nova expedição, enquanto outros membros da sua Equipe ficaram com a Polícia a cuidar do material restante.

Três dos quatro furgões conseguiram alcançar diretamente Ipa; mas o ônibus e o último furgão tiveram de parar em Sisneri. Purna foi obrigado assim a dividir mais uma vez em duas a sua equipe, mandando um dos seus homens a acompanhar os três furgões a Ipa, enquanto ele passou a noite em Sisneri a controlar o material do ônibus e do furgão.

Finalmente, na manhã seguinte, os três furgões voltaram de Ipa a Sisneri, para levar a termo a operação...: 70 km, 11 toneladas de material, sete veículos, três dos quais obrigados a fazer uma dupla viagem. Uma operação de dois dias.

E dizer que essa é uma das vilas aonde se pode chegar por estrada... Há vilas sobre colinas aonde simplesmente não se pode chegar senão a pé... Escrevemos isto só para dar um pequeno exemplo dos desafios que o “Don Bosco Relief Team” está enfrentando para ajudar à população no Nepal.

Publicado em 23/06/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês