Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

11/6/2015 - Mali - Os jovens precisam de formação
Fotos do artigo -MALI – OS JOVENS PRECISAM DE FORMAÇÃO

(ANS – Touba) – Em Touba, no Mali, a ongue salesiana ‘Via Dom Bosco’ mantém a formação profissional dos jovens que abandonaram as aulas. Por isso se abrirá proximamente um novo centro de formação dirigido por Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora, voltado especialmente a quantos abandonaram os estudos. São jovens que, na maior parte dos casos, deixam a escola para tentar fortuna na cidade, mas que ao depois acabam ficando quase sem nada.

Por Maïka Denys

‘Via Dom Bosco’

O Mali é o segundo maior país da África Ocidental. A capital, Bamaco, é uma metrópole com quase 2300000 (dois milhões e trezentos mil) habitantes. Entretanto a maior parte dos malianos vive nos campos e pratica a agricultura e a criação de gado. Com uma renda de menos de um dólar por dia, o direito à educação fica ameaçado para cerca da metade da população. A situação é ainda mais difícil para as jovens, metade das quais frequentam os estudos e a outra metade tem um filho antes dos 18 anos.

Além disso, a crise política que o Mali atravessa desde 2012, depois de uma tentativa de golpe militar, só faz piorar as coisas.

Bankouma é um remoto vilarejo ao Sul do Mali, aonde não se pode chegar durante a estação das chuvas. Está habitado por 640 pessoas, em geral camponeses, chamados “Bobo”, que cultivam sobretudo o milheto e o sorgo.

Não havendo água potável no povoado, é preciso ir buscá-la fora da cidade várias vezes por dia em pesados recipientes: uma tarefa cotidiana para as meninas, como Fatou.

Para evitar que os jovens deixem o povoado – com o perigo de ficar sozinhos e sem meios – está agora em fase de preparação, com o suporte de ‘Via Dom Bosco’, um Centro de formação profissional. Difícil a opção entre quais percursos oferecer: formação de mecânicos para veículos de duas rodas (bicicletas, ciclomotores...) ou para a instalação de painéis fotovoltaicos, que levariam eletricidade ao povoado.

Há no Mali atualmente três comunidades, animadas por doze salesianos (Touba, Sikasso e Bamaco) e duas comunidades com nove Filhas de Maria Auxiliadora (Touba e Sikasso). Religiosos e religiosas trabalham no setor da formação profissional. As Irmãs dirigem além disso um dispensario médico.

Publicado o 11/06/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês