Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

3/6/2015 - Itália - A Família Salesiana pelos migrantes africanos que chegam ao país
Fotos do artigo -ITÁLIA – A FAMÍLIA SALESIANA PELOS MIGRANTES AFRICANOS QUE CHEGAM AO PAÍS

(ANS – Catânia) – A Sicília tornou-se a meta de milhares de jovens em fuga dos países da África em guerra: chegam depois de ter arriscado a vida no deserto e no Mediterrâneo. Para melhor coordenar as atividades de acolhença, a FS criou a Associação temporária “Don Bosco Island”, que reúne as organizações salesianas envolvidas na gestão dos problemas de imigração, na Sicília e em todo o País.

Os Salesianos de Santa Clara, no centro histórico de Palermo, há 30 anos acolhem imigrantes. O centro salesiano, além de tornar-se um centro multiétnico de acolhença, está pronto a abrir um refúgio para imigrantes chegados nos últimos meses. Santa Clara é um ponto de referência para todos os imigrados que vivem em Palermo e oferece, entre outras coisas,cursos de língua italiana e de inserção trabalhista.

Os Salesianos estão presentes também em Camporeale, cidadezinha na periferia de Catânia, onde, em colaboração com a Associação São Gregório, animam um Centro para crianças necessitadas de vários países africanos.

Também os Salesianos Cooperadores participam das atividade de “Don Bosco Island”, através de três realidades: o oratório de Piazza Armerina, espaço multiétnico de acolhença; o centro de Aidone, a que se dirigem perto de 20% das famílias migrantes daquela localidade; e as iniciativas de acolhença para migrantes, levadas a termo por uma dezena de famílias de custódia na cidade de Giarre. Os Salesianos Cooperadores,além disso, estão lançando uma nova experiência de hospitalidade e acolhença nas Casas para mães com crianças, que chegam do mar.

Quanto ao Centro Dom Bosco, de La Playa, nos arredores de Catânia, a Procuradoria Missionária Salesiana de Madri informa que está para iniciar os seus serviços em colaboração com a Polícia do Estado. O centro oferecerá auxílio no estilo salesiano e prevê-se que poderá sediar entre 50/80 imigrantes por um período de 90/120 dias, proporcionando assistência médica e apoio nos procedimentos de pedido de asilo.

Merece igualmente lembrado o Centro Dom Bosco para os Jovens do Mundo – espécie de cidade de integração em que as Associações salesianas, o mundo da escola e da formação profissional têm a possibilidade de dispensar formação intercultural, através de encontros, festas, estudo e discussão de temas e problemas do Mundo e da Integração.

Publicado em 3/06/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês