Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

22/5/2015 - Itália - O Carisma salesiano a serviço do Amor maior
Fotos do artigo -ITÁLIA – O CARISMA SALESIANO A SERVIÇO DO AMOR MAIOR
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Turim)–Muito cedo os coirmãos salesianos bispos partiram de ônibus para o ‘Duomo’ de Turim. Depois, em grupo, se deu a veneração do Santo Sudário, sinal evidente daquele ‘Amor maior’ que está na base de toda vocação religiosa. Foi assim que se abriu o segundo dia do Encontro dos Salesianos Bispos nos Lugares de Dom Bosco.

Por Gian Francesco Romano.

No ‘Duomo’ de Turim os quase 90 Salesianos Bispos se detiveram perante o Sudário. Emocionados, como todos os peregrinos, fixaram seus olhares sobre os sinais das chagas, impressos no venerando Linho e, em silêncio, elevaram suas preces. Em seguida, unidos a Dom Cesare Nosiglia, Arcebispo da Cidade, concelebraram a Santa Eucaristia.

Na homilia, Dom Nosiglia acentuou o valor e o sentido da Síndone, qual testemunho da paixão de Deus pela humanidade. Sublinhou igualmente o laço desta Ostensão e da Cidade de Turim com Dom Bosco, cujo exemplo – explicou – continua atual, porque ele ensina à Igreja e à Sociedades a dar esperança aos Jovens.

De volta a Valdocco, o P. Pierluigi Cameroni, Postulador Geral para as Causas dos Santos da FS, conduziu uma meditação sobre a santidade salesiana, que se manifestou em várias figuras eminentes de salesianos bispos: Dom Versiglia, Dom Olivares, Dom Ferrando, Dom Ortiz Arrieta, Cardeal Hlond, Dom Antônio de Almeida Lustosa, Dom Marengo; e concluiu recordando que serão bispos segundo Dom Bosco se se assumirem “o rosário”, sinal de entrega incondicional a Maria Auxiliadora, e “o cilício”, sinal de que não há fecundidade apostólica sem sacrifício.

Depois de breve intervalo, decorreu a primeira das quatro sessões de reflexão comunitária programadas para estes dias. Coube ao Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, animá-la, apresentando aos bispos os temas, o desenvolvimento e as orientações recebidas no CG27. Assim, o P. Fernández Artime evocou primeiramente o espírito e a colegialidade vividos naquela Assembleia. Depois sublinhou como o Tema do CG27 – Testemunhas da radicalidade evangélica – se constitua num tema de urgente atualidade: é uma “«questão decisiva», da qual depende o futuro de cada um de nós e da nossa Congregação”.

Por fim apresentou a sua visão sobre a realidade da Congregação: evidenciou, na herança de Dom Bosco, a atenção à intimidade com Deus (“devemos continuar a crescer na interioridade, na união com Ele”); o espírito de família (“a comunidade não é a residência de singulares agentes pastorais, mas lugar em que criar um verdadeiro espírito de família”); e a missão entre os jovens (“visitandopela primeira vez numerosas Inspetorias, constato uma clara e indiscutível opção pelos Jovens, sobretudo mais pobres”).

A manhã se concluiu com uma sessão de perguntas/respostas feitas pelos Bispos ao Reitor-Mor.

As falas do P. Cameroni e do P. Artime podem-se ver no sítio web «sdb.org»; enquanto que em Flickr estão disponíveis vários álbuns de fotos de alta qualidade, sobre quanto decorreu nesta manhã.

Publicado em 22/05/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês