Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

14/5/2015 - Nova Zelândia - Concluída a Visita de Animação do Reitor-Mor ao País
Fotos do artigo -NOVA ZELÂNDIA – CONCLUÍDA A VISITA DE ANIMAÇÃO DO REITOR-MOR AO PAÍS

(ANS – Avondale) – O Reitor-Mor – acompanhado pelo P. Václav Klement, Conselheiro Geral para a Região Ásia Leste-Oceânia, o P. Horacio López, Secretário do Reitor-Mor, e, nestes dias, também pelo P. Greg Chambers, Superior da Inspetoria da Austrália-Pacífico – foram acolhidos mui calorosamente ontem, 13 de maio, na Escola ‘St. Mary’, de Avondale, subúrbios de Auckland, com o tradicional cerimonial maori, chamado “Powhiri”, composto de Karanga, Whaikorero, Hongi e Haka.

Um ‘Powhiri’, utilizado para saudar formalmente os visitantes, compõe-se de um ‘Karanga’, forma específica de oratória feminina, acompanhada por várias expressões artísticas; de um ‘Whaikōrero’, discurso formal, acompanhado por sua vez de cantos tradicionais; depois por um ‘Hongi’ – toque dos narizes – que representa a união do anfitrião com o hóspede (acompanhada neste caso também por um simples aperto de mão); enfim, pela ‘Haka’ executada por crianças – dança tradicional, que consta de movimentos vigorosos e rítmicos, acompanhados de gritos.

Terminadas as boas-vindas, muito apreciadas pelos visitantes, o P. Ángel Fernádez Artime falou às crianças e aos funcionários da Escola, dizendo que os salesianos estão presentes em 132 países e que ele quer visitar a todos durante o seu mandato de seis anos – acrescentando que a Nova Zelândia ja é o 25° país visitado. Explicou a seguir que as visitas diretas lhe permitem ver a realidade salesiana em profundidade. Disse mais com um pouco de humor que Dom Bosco poderia estar com um pouco de ciúme por não ter podido visitar a... Nova Zelândia durante a vida.

No meio da tarde o Reitor-Mor manteve um importante encontro com alguns ex-alunos salesianos de várias nações, que pretendem organizar-se para dar sustentação à missão de Dom Bosco nas duas presenças salesianas da Nova Zelândia. O Reitor-Mor passou uma hora com eles, encorajando-os a levar a termo o seu projeto.

A última noite da visita a Auckland foi um momento de Ação de graças: a Eucaristia na Festa de S. Maria Mazzarello foi concelebrada e presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Patrick Dunn, com o Reitor-Mor e cerca de 25 outros Sacerdotes. Na homilia, o P. Fernández Artime falou da importância dos Fiéis como anunciadores do Evangelho e também da complementaridade das culturas no contexto cristão, exortando a viver os valores do Evangelho num único grupo que celebra as próprias diferenças. Depois, a seguir, teve lugar uma  Sessão de cultura, entre cantos e danças tradicionais do Pacífico e uma encenação da vida de Dom Bosco pelo ‘Movimento Juvenil Salesiano’.

“Depois desta primeira, histórica visita de um Reitor-Mor à Nova Zelândia, sentimo-nos muito mais parte da Congregação mundial. Ficamos assaz estimulados e temos recebido claramente as indicações para desenvolver o carisma e a missão salesiana” – disse o P. Mathew Vadakkevettuvazhiyil, Diretor da Casa salesiana de Massey.

Hoje pela manhã, 14 de maio, o Reitor-Mor voltou à Austrália.

Publicado em 14/05/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês