Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

4/5/2015 - Nepal - Relatório sobre a situação pós-sísmica
Fotos do artigo -NEPAL – RELATÓRIO SOBRE A SITUAÇÃO PÓS-SÍSMICA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Kathmandu) – “Don Bosco Relief Team” (DBRT), equipe salesiana de socorro, no Nepal, trabalha em ritmo integral em dez vilas distribuídas em 4 dos 29 distritos ali atingidas pelo terremoto. Enquanto a gestão da emergência, por parte das autoridades, procede por entre dificuldades e burocracismos, a equipe salesiana vai-se dedicando com muita doação: durante os primeiros seis dias de emergência pós-sísmica, já distribuiu ‘kits’ de alimentos e telas plásticas para mais de 2.350 famílias necessitadas.

Das áreas atingidas releva-se:

1.     no distrito de Tulosilvari – o mais gravemente atingido pelo terremoto, com 2071 vítimas acertadas –, a comida (arroz, legumes…) é transportada com um caminhão e um jipão, à população necessitada dos setores de 1 a 6. A maior parte das casas ali foram destruídas e o DBRT põe à disposição telas plásticas para as barracas.

2.     Outro distrito, Gorkha, é habilmente assistido por uma Congregação religiosa feminina, economicamente apoiada pelos socorros salesianos.

3.     Em Kavre, lindo distrito montuoso, o abalo ceifou 286 pessoas e um grande número delas ficaram gravemente feridas.

4.     As famílias do povoado de Mamti, dos setores de 2 a 5, foram mui gravemente atingidas; gratíssimas pela comida e telas recebidas do DBRT.

5.     Dois Institutos salesianos encontram-se no distrito de Lalitpur, onde caiu um bom número de casas. A equipe de socorro, com o auxílio dos professores e dos habitantes das vilas, está trabalhando com o povo do lugar, intensamente traumatizado. Em Lele, vila desse distrito, a 10 km do “Thecho Institute”, todas as casas (150) ruíram completamente. As vítimas ficaram sem comida e proteção. O DBRT mantém-se constantemente em contato com elas.

6.     Em Khokna, vilarejo limítrofe a Lele, todas as 200 casas foram ao chão. A equipe está lhes fornecendo comida e telas plásticas.

7.     O povo da vila Bhugmati perdeu mais de 150 casas. Todas as vítimas receberam comida para cinco dias e telas. Lubhu é o povoado mais próximo da Escola Salesiana, de Siddhipur. Ali, duas as vítimas e muitas as casas totalmente destruídas. O DBRT distribuiu comida e material de socorro nos setores de 4 a 8.

8.     Mais de 90 famílias das vilas de Bista Gaun, Gampe Dhada, Dhami Gaun e Dhada Gaun perderam as casas. Também o setor 7 do vilarejo de Lache Bharamyani, no distrito de Lalitpur, foi gravemente atingido: 20 as famílias necessitadas atendidas pela Equipe.

Os esforços do DBRT estão sendo muito apreciados e estimados pela população local, sobretudo porque, para muitos, os socorros salesianos foram os únicos recebidos até agora. No decurso da avaliação e planejamento cotidianos, são muitos os agentes do DBRT que comentam acerca da serenidade das vítimas, apesar da tragédia, e acerca do seu desejo de partilhar com os demais aquele pouco de que dispõem.

Publicado em 04/05/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês