Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

22/4/2015 - Equador - Último dia de visita do Reitor-Mor com os ‘Diretores Salesianos novos’ no CSRFP
Fotos do artigo -EQUADOR – ÚLTIMO DIA DE VISITA DO REITOR-MOR COM OS ‘DIRETORES SALESIANOS NOVOS’ NO CSRFP

(ANS – Quito) “A primeira missão de um Diretor, segundo as nossas Constituições e Regulamentos, é ajudar a fazer com que os irmãos da nossa comunidade estejam vocacionalmente em forma”: parte da mensagem que o Reitor-Mor pronunciou durante a homilia da Santa Missa, no Centro Salesiano Regional para a Formação Permanente (CSRFP), onde agora se realiza o Encontro de Formação para novos Diretores Salesianos. Na ocasião também sublinhou quanto já propõe o CG24, e que a opção pelos Leigos não é... opcional.

Na homilia o P. Fernández Artime dirigiu uma calorosa mensagem aos irmãos salesianos presentes:

“Sabei que o Senhor escolheu os seus, em primeiro lugar como seus amigos, com os quais estar junto, com os quais compartilhar a vida (....). Escolheu um grupo de homens, amigos, confiando logo neles .... . Escolheu ficar com eles. Levar uma vida de comunidade, para compartilhar com eles o pão, a estrada, a ida ao Templo, o diálogo... Digo isto porque, na realidade, às vezes se sente por demais a responsabilidade, as urgências. E é certo que este é um dos nossos pontos fracos experimentados: com frequência o ponto central, isto é, os nossos irmãos, corre o risco de não ser o ponto principal. Quero dizer: a coisa principal não pode ser o zelo pelas urgências derivadas das obras.

A primeira missão de um Diretor, segundo as nossas Constituições e Regulamentos, é ajudar a fazer com que os Irmãos da nossa Comunidade estejam vocacionalmente em forma. É partilhar o café da manhã. Ou as merendas.É que ouvir ou esperar pelo irmão que volta tarde, para jantar com ele, contribuem para criar uma comunidade de vida em que nós nos reforçamos vocacionalmente. Este é um grande desafio. Mas sei também que não é assim tão imediatamente fácil!”.

Ao depois o Reitor-Mor visitou o CSRFP e reuniu-se com a Equipe que o anima, além de com os participantes do encontro para os novos diretores salesianos, aos quais recordou que não se devem poupar recursos para ir ao encontro dos mais necessitados: é um discurso que – insistiu - vale não só para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidde mas também pelos jovens nas Casas de formação.

Sublinhou em seguida quanto estabelece o CG24, especialmente na parte em que se afirma que a opção pelos Leigos não é... opcional, porque se uma obra ou uma casa deve ir para a frente, isso se deve fazer através da colaboração conjunta de Salesianos e Leigos.

Chegando à Casa Inspetorial, o P. Á. F. Artime reuniu-se com o Conselho Inspetorial. E às 17h30 locais, com o seu Secretário, P. Horacio López, rumou para o ‘Aeroporto Mariscal Sucre’, a fim de voltar à Itália, via Madri, Espanha, onde procedeu ao lançamento do seu livro “Don Bosco Hoy”.

Publicado em 22/04/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês