Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

21/4/2015 - Itália - Hecatombe no canal da Sicília: um projeto concreto para contrastar o tráfico de seres humanos
Fotos do artigo -ITÁLIA – HECATOMBE NO CANAL DA SICÍLIA: UM PROJETO CONCRETO PARA CONTRASTAR O TRÁFICO DE SERES HUMANOS

(ANS – Roma) – A tragédia da barcaça que emborcou no Mediterrâneo está levantando uma natural onda de declarações e tomadas de posição públicas. Para não ficar apenas nas boas intenções, é necessário passar das palavras aos fatos. As várias realodades salesianas estão se esmerando por bolar um projeto concreto com que contrastar o tráfico de seres humanos.

“Missões Dom Bosco (MDB) e Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento (VIS), realidades salesianas, aderem ao apelo do Papa Francisco para que a Comunidade Internacional se interesse pronta e decididamente por evitar se repitam tais tragédias e já se empenham num projeto conjunto com a finalidade de tornar mais conscientes os migrantes sobre os riscos da viagem e do tráfico: maus tratos durante a viagem, redução à escravidão, «um cemitério na areia», «um cemitério na água»’ – declara Giampietro Pettenon SDB, Presidente de Missões Dom Bosco, referindo-se às muitas vítimas tanto no deserto quanto nos naufrágios... 

“Encolerizar-se ou indignar-se já não basta. Acolher, na Europa, é forçoso. Mas não basta. É necessário intervir também nos países de origem dos migrantes” – acrescenta Nico Lotta, Presidente do VIS.

“Graças às comunidades salesianas radicadas nos territórios de partida, estaremos em condições de chegar a milhares de jovens de ambos os sexos, com o finalidade de informar e sensibilizar os jovens migrantes sobre as reais e efetivas possibilidades de sucesso do projeto migratório à Europa. Daremos voz aos testemunhos diretos dos jovens que vivem nos centros de acolhimento na Itália, administrados pela ‘Federação SCS – Salesianos para o Social’ e que, felizmente, sobreviveram àquelas viagens. É importante fazer todos os esforços para que os jovens africanos tenham todas as informações para fazer uma opção consciente, a fim de realizar um projeto migratorio que seja... sustentável, e ao mesmo tempo possam ter a liberdade de optar por ficar, sem renunciar a uma vida em que todos os direitos humanos sejam garantidos” – sublinham Giampietro Pettenon e Nico Lotta.

Os Salesianos estão presentes em muitos países da África Subsaariana dos quais parte o fluxo migratorio, especialmente na Etiópia, Eritréia, Sudão, Sudão do Sul, Senegal, Guiné, Mali, Costa do Marfim, Burkina, Benim, Togo, Serra Leoa, Libéria, Gana, Nigéria, Camarões, Gabão, Congo, República Centro-Africana, Chade: um campo muito vasto para uma efetuosa ação de sensibilização.

Publicado em 21/04/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês