Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

7/4/2015 - França - Um intercâmbio de 10 anos com vantagem para todos
Fotos do artigo -FRANÇA – UM INTERCÂMBIO DE 10 ANOS COM VANTAGEM PARA TODOS

(ANS – Chambéry) – Faz quase 10 anos que o Liceu salesiano “Costa de Beauregard”, em Chambéry, trabalha em parceria com Burkina Fasso. A colaboração, nascida de um desejo dos alunos em 2005, que desejavam ajudar a uma população necessitada, foi-se dilatando e crescendo no tempo.

Em 2006 os alunos do Liceu Costa de Beauregard contataram a comunidade das Pequenas Irmãs da Santa Infância, com sede em Bobo Dioulasso, Burkina Fasso, África. Haviam decidido coletar fundos organizando uma operação de solidariedade denominada “bol de riz” (tigela de arroz) para sensibilizar ao tema da fome), e assim ajudar na educação dos jovens em dificuldade. A troca de cartas se multiplicou e no ano seguinte os alunos renovaram a operação e criaram uma associação – “Les enfants de Bobo Dioulasso” – para sustentar a inicial colaboração. Nesse meio tempo, a Ir. Thérèse,desde Bobo Dioulasso,convidava os jovens a descobrir Burkina Fasso e sua gente.Naquela época a comunidade estava adquirindo sete hectares de terra e assim os alunos do curso de horticultura, do Liceu salesiano francês, tiveram a ideia de explorar aquele terreno.

Em outubro de 2007 e julho de 2008 foram organizadas duas viagens com, cada vez, ocasiões para um contato direto com os jovens de Burkina Fasso e atividades agrícolas no mesmo campo.Tornou-se necessário realizar uma perfuração profunda no terreno: assim a associação intensificou os seus esforços na coleta de fundos através de regulares operações “bol de riz” e venda de beneficência.

A colaboração com Burkina Fasso vai-se tornando um projeto farol, da cooperação internacional na “Fundação Bocage”, e, em 2010, decide-se entre os jovens franceses, realizar um estágio universitário em Bobo Dioulasso, no âmbito do projeto.

Apesar de uma situação geopolítica difícil, a Associação continua o seu trabalho e está empenhada na perfuração de um poço de 140 metros de profundidade, e no levantamento de um cercado de proteção. A prioridade da Associação agora é a criação de uma rede de distribuição de água, em colaboração com a  Associação “Hidráulicos Sem Fronteiras”. O objetivo final é criar um centro de acolhença para os jovens em estado de vulnerabilidade, de Bobo Dioulasso.

Mais: em março passado, chegou ao Liceu salesiano, procedente de Bobo Dioulasso, a Ir. Julienne,que apresentou o seu País,a situação dos Jovens e o projeto do Centro.

Publicado em 7/04/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês