Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

2/4/2015 - Coreia do Sul - Mais um ‘Lee’ para a missão de Tonj
Fotos do artigo -COREIA DO SUL – MAIS UM ‘LEE’ PARA A MISSÃO DE TONJ

(ANS - Seul) – Depois de prestar serviço como pároco por dois anos na casa de “Guro 3-dong”, em Seul, Coreia, no passado dia 31 de março o P. Raphael Lee SDB partiu como missionário para Tonj, no Sudão do Sul. Admitiu que sente um pouco o peso de partir como missionário aos 56 anos. Mas não pode negar que o seu coração está cheio de alegria, porque se sente “um pouco mais empenhado em levar o amor de Deus aos que dEle tanto precisam.

Por Hilario Seo SDB

Acrescenta além disso que, “ao pensar que será necessário muito tempo para compreender a situação local”, decidiu “fazer todo o possível para ser bem acolhido pela população local, e estar assim em condições de contribuir em tudo o que for útil aos poucos coirmãos da comunidade de Tonj”.

O P. Lee não esconde a sua preocupação pelo clima quente, a que não está acostumado, e também pela possibilidade de doenças. Mas a paixão do seu coração, que anseia por viver mais radicalmente o ensino do Evangelho, foi um autêntico motor a impeli-lo a partir. Motivou-o igualmente a fazer a sua opção o encorajamento vindo dos coirmãos que vivem no Sudão do Sul.

Em sua homilia, durante a missa de envio, terça-feira, 30 de março, o P. Lee recordou serenamente a sua história vocacional: encontrou-se com os salesianos pela primeira vez na escola ginasial. Entre outros, recordou o P. Vicente Donati – missionário italiano, que viveu mais de 30 anos no Japão e Coreia, e que em 1982 foi para a África, respondendo ao “Projeto África” lançado pelo Reitor–Mor, P. Egídio Viganó –. O P. Vicente convidou-o a levar em consideração a vocação salesiana. Recordou, além disso, que transcorreu o ano passado recolhendo ajudas materiais para os pobres da missão. Disse mais: que gostaria de “aprender mais acerca da verdadeira vida religiosa e sacerdotal. Desejo receber o segredo da alegria da vida pregando o Evangelho de Jesus Cristo”.

No fim da homilia o P. Stephen Yang, Inspetor da Coreia do Sul, entregou ao P. Lee a Cruz de missionário.

Tonj, no Sudão do Sul, é uma cidade muito conhecida da maior parte dos coreanos, porque ali está a Comunidade em que serviu por oito anos, até 2008, o P. John Lee SDB. O envio do P. Raphael Lee é significativo, não só para a FS mas também para a população coreana que ainda recorda e ama o saudoso P. John Lee, por seu heroísmo. (O filme documentário sobre o P. John Lee, intitulado “Don’t cry for me Tonj!” foi um grande sucesso.)

Depois da morte prematura e rápida do P. John Lee, salvo para o breve período de permanência do P. Henry Woo, também ele missionário em Tonj, não tinha havido outros relacionamentos diretos entre a Missão e os Salesianos da Coreia do Sul.

Publicado em 2/04/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês