Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

1/4/2015 - Etiópia - Vida nova graças ao projeto ‘Bosco Children’
Fotos do artigo -ETIÓPIA – VIDA NOVA GRAÇAS AO PROJETO ‘BOSCO CHILDREN’
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Adis-Abeba) – O ‘Projeto Bosco Children’, desenvolvido pelos Salesianos de Adis-Abeba em favor dos jovens mais necessitados, prossegue as suas atividades, ainda que em meio às muitas dificuldades, sobretudo econômicas. Como para o Natal, também para a Páscoa os filhos de Dom Bosco pretendem oferecer um momento de festa aos numerosos alunos do Centro. E graças à beneficência e ao espírito de iniciativa da comunidade, os vários cursos avançam exitosamente.

“O Governo nos aprecia muito; mas… é só. ‘Bosco Children’ é uma obra-prima da Divina Providência, que muitos amigos adotaram, mandando com constância e amor a sua contribuição, contribuição que um dia, o mais distante possível, constituirá a sua ‘coroa de glória’ no céu” – escreve da Etiópia o P. Angelo Regazzo, Ecônomo da Comunidade salesiana.

O novo Centro de Orientação ‘Come and See’ (Vem e Vê) dá educação cotidianamente a perto de 30 rapazes que vivem na rua. De manhã são buscados por um microônibus e levados para o centro, onde fazem algum trabalhinho manual, seguem algumas aulas para aprender a ler e a escrever, praticam esporte e recebem muitíssimas ‘instruções práticas’ de Agentes Sociais, sobre moral, responsabilidade cívica, higiene, ética profissional. De noite voltam para a rua. Esse programa dura de um a dois meses.

Quando um rapaz está preparado para iniciar o curso regular de três anos, é inserido na estrutura do internato, onde aprende um ofício, frequenta escola regular, entra no mundo do trabalho; e vai amadurecendo em suas relações com a sociedade. Se o jovem quiser, se pode reintegrar na família: a comunidade salesiana o acompanha a casa e o ajuda a inserir-se na escola do seu povoado e, mais, lhe paga os estudos. Dentre os ex-alunos, oito já estão na Universidade, classificados entre os primeiros. E dizer que eram meninos de rua que não sabiam nem ler, nem escrever!

O Centro deu início igualmente a um Programa Agrícola numa área de 100 x 70 m: produz verdura em abundância, para os jovens e para vender. Visto que muitos dessa gentinha provêm do campo, é um curso assaz útil.

Outra pequena entrada advém da escola de mestre-cuca e do aluguel de um grande salão multi-uso… “Começamos também uma oficina para dar assistência a carros de religiosos e de organizações caritativas: logo que o Governo der licença, aceitaremos também reparar carros de particulares com fatura fiscal e tudo” – explica o P. Regazzo.

O maior problema vivido neste ano foi a carência de água: duas bombas se arruinaram... Mas um benfeitor da Itália está preparando uma bomba solar com os respectivos painéis: será uma enorme economia de força elétrica e uma segurança.

“Sinceros Votos de Santa Páscoa, também em nome dos meus irmãos e meninos de rua, aos quais ajudamos a refazer a vida” – conclui o P. Regazzo.

Publicado em 1/04/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês