Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

30/3/2015 - RMG - Um ensaio sobre a casa salesiana de Essen-Borbeck
Fotos do artigo -RMG – UM ENSAIO SOBRE A CASA SALESIANA DE ESSEN-BORBECK

(ANS – Roma) – Para a coleção ‘Piccola Biblioteca’ do ‘Istituto storico salesiano’ (Pequena Biblioteca do Instituto Histórico Salesiano), aos cuidados da ‘Libreria Ateneo Salesiano’ (LAS), foi publicado em alemão o volumeto “Das Haus der Salesianer Don Boscos in Essen-Borbeck von der Gründung bis zum II. Vatikanischen Konzil” (A casa dos Salesianos de Dom Bosco em Essen-Borbeck desde a fundação até o Concilio Vaticano II), de Johannes Wielgoss, SDB.

O estudo sobre a casa salesiana de Essen se abre narrando o nascimento (1921) e o successivo desenvolvimento do oratório, na zona ocidental da cidade: tratava-se de uma obra desejada e sustentada pelos Salesianos Cooperadores, ideologicamente próximos ao catolicismo social alemão. Fiel aos princípios educativos de Dom Bosco, a comunidade salesiana procurou responder às emergências formativas e pedagógicas dos jovens e adolescentes, tornando-se um ponto de referência para o ambiente eclesiástico. A sua ação ultrapassou os limites da mesma cidade e tornou-se um exemplo. Os Salesianos haviam conseguido fundir a ideia do Oratório salesiano com os objetivos típicos das associações católicas juvenis alemãs.

Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, por causa das taxativas prescrições do Estado nazista, o centro juvenil salesiano perdeu o seu importante papel.

Paralelamente ao centro juvenil, os Salesianos, em 1923 haviam aberto em Essen uma escola para a promoção das vocações adultas  (Filhos de Maria), para continuar uma obra, iniciada em Penango (Itália) entre 1898 e 1900, onde vinham sendo preparados os candidatos a salesianos, de língua alemã. Desde então a escola de Essen foi destinada aos candidatos provenientes do norte da Alemanha. Mas, depois de anos de verdadeiro florescimento, também essa promissora obra salesiana foi primeiro suspensa (1940) e depois ilicitamente fechada, pela Gestapo, no dia 5 de agosto de 1941.

O reinício da atividade salesiana no verão de 1945, na casa danificada pelos bombardeios, deveu-se à iniciativa pessoal do primeiro Diretor do período pós-bélico. O momento histórico exigia a fundação de uma estrutura para formar aprendizes, a que se seguiu mais outra para os adolescentes. Por longo tempo os pessoais dramas bélicos pesaram intensamente sobre a vida comunitária. O governo da Inspetoria dispôs-se igualmente a reabrir a escola para as vocações adultas (Filhos de Maria), provenientes do norte da Alemanha.

A atividade no centro para os jovens, como também aquela para os jovens alunos, tiveram uma boa ressonância. E a partir de 1964 esse centro foi aberto também para o fim do dia, embora a qualidade do trabalho sofresse depois pela falta de locais.

A retomada das várias atividades de apostolado, entre as quais o trabalho na Paróquia salesiana, depois de um breve tempo de florescimento, sofreu o impacto das devastadoras conseqüências do nazismo e da guerra, que só se superaram entre os anos 1963-65. Foi exatamente então que se abriu um novo e delicado período de transformações e mudanças, causadas também pelo Concílio Vaticano II.

Publicado em 30/03/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês