Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

19/3/2015 - Itália - De menor estrangeiro não-acompanhado a voluntário do Serviço Civil
Fotos do artigo -ITÁLIA – DE MENOR ESTRANGEIRO NÃO-ACOMPANHADO A VOLUNTÁRIO DO SERVIÇO CIVIL

(ANS – Roma) – Golap, 19, chegou à Itália de Bangladesh, em fevereiro de 2014. Desembarcando nas costas da Puglia, após perfazer uma uma dessas “viagens da esperança”, que homogeneíza tantos migrantes, foi acolhido, e a um seu compatriota, pela ‘Comunidade de Alojamento’ salesiana para menores “O Sonho”, de Nápoles. Já integrado no tecido social, tornou-se voluntário no Serviço Civil.

Partira de um vilarejo a cerca de 100 km da capital do seu País, para fugir da miséria. Sua viagem durou 40 dias: ônibus, trens, caminhões, até à Índia, para depois embarcar clandestinamente nos porões de um navio e ficar por nove dias escondido, em companhia de mais outros 70 jovens, até chegar à Turquia. Ali, mais um ‘navio’, navio que junta Golap e os outros refugiados, amantoando-os como sardinhas, leva-os até perto de Bári, na Itália. A seguir, dentro da noite, entre tantos medos e temores, são levados, em barcas, até à costa.

Em Bári foram acolhidos por compatriotas, que após um ‘banho’ e um possível alojamento, foram leva<dos em pequenos grupos à estação ferroviária e ‘despachados’ para as metas mais diversas. Golap, órfão de pai, deixou em casa mãe e irmãos, que por entre dificuldades, dívidas, venda do terreno, conseguiram juntar 1.300 euros de entregar, antes da partida, aos traficantes de seres humanos. De ali em diante caberia a ele virar-se: devia achar um trabalho e mandar algum dinheiro para casa.

Agora, de rapaz recebido em comunidade de acolhença, após um bom percurso de formação, tornou-se um colaborador, graças ao Serviço Civil Nacional-Fundo de Garantia para Jovens. Conhece quatro línguas, sempre se mostrou um fã do estilo de Dom Bosco. Não desespera: diz que Alá e Dom Bosco o ajudarão. Mas, graças ao serviço civil, é ele que, por um ano, ajuda Dom Bosco e os salesianos junto com outros 83 jovens do sul. Seis deles estão empenhados nas Comunidades para Crianças e Adolescentes, administradas pela Associação salesiana “Pequenos Passos, Grandes Sonhos”.

Da multiculturalidade à interculturalidade.

Publicado em 19/03/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês