Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

18/3/2015 - RMG - Rumo ao Congresso Internacional de Pedagogia Salesiana. Tópicos para reflexão - 4
Fotos do artigo -RMG – RUMO AO CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SALESIANA. TÓPICOS PARA REFLEXÃO - 4

(ANS – Roma) – Termina hoje o percurso temático de aproximação ao Congresso Internacional de Pedagogia Salesiana, encontro que se abre amanhã, 19 de março, no Salesianum, de Roma. Nesta última reflexão o P. Vito Orlando,Coordenador do Encontro,detém-se a falar do tema da formação dos Educadores, na FS.

Para onde se devem mover os Salesianos e a FS, ao formar ‘educadores de jovens do nosso tempo’?

Os educadores dos jovens do nosso tempo devem descobrir a “genialidade educativa” de Dom Bosco e conseguir viver o seu espírito e práxis educativa: o Sistema Preventivo, ou seja, “o condensato da sua sapiência pedagógica, que constitui aquela mensagem profética que ele deixou aos Seus e a toda a Igreja” (JP n.8).

É uma sabedoria que se tornou: “arte educativa”, “arte de educar positivamente”, porque envolve em modos de viver que fazem experimentar comprazimento no bem possível e experimentado; “uma arte de fazer crescer os jovens desde dentro”, que não ‘pára’ em formalismos de fachada, que estimula a liberdade interior; “arte de conquistar o coração”, para partilhar a alegria e a satisfação do bem (JP n. 8).

A sabedoria e a arte educativa são uma conquista sempre nova, que requer inteligência, coragem, empenho para renovar a capacidade da atuação segundo as condições e as necessidades concretas da vida.

O educador não se improvisa. Não basta uma inclinação natural para fazer o educador nem basta só a vocação. A educação é uma tarefa complexa, “vital e social”, a ser desenvolvida na consciência das situações e dos problemas, com o domínio de si e a formação e amadurecimento de habilidades.

Quem faz da educação uma opção de vida deve ser sustentado, não sentir-se só, achar colaboração, ser ajudado também com adequada preparação para “experimentar e renovar, com criatividade e sentido de responsabilidade, novos processos educativos” (JP 17).

Para responder às necessidades da formação pedagógica dos jovens que se encaminham à vida salesiana, Dom Bosco começou em 1872 a fazer encontros de metodologia educativa. Em 1874 encarregou o P. Barbéris de cuidar sistematicamente da formação pedagógica dos Salesianos jovens,o qual organizou os seus apontamentos num «Manual de Pedagogia Sacra»,valorizado por muitíssimos anos em toda a Congregação.A impostação e os conteúdos desse manual são surpreendentes.

Como Dom Bosco, deveríamos estar atentos também nós hoje à formação da capacitação pedagógica do educador segundo o espírito de Dom Bosco. Formação e capacitação que respondam às exigências do nosso ministério educativo de colaboração com Deus para a salvação dos jovens.

Publicado em 18/03/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês