Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

16/3/2015 - RMG - Rumo ao Congresso Internacional de Pedagogia Salesiana. Tópicos para reflexão - 3
Fotos do artigo -RMG – RUMO AO CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SALESIANA. TÓPICOS PARA REFLEXÃO - 3

(ANS – Roma) – É o Sistema Preventivo de Dom Bosco o objeto da terceira reflexão do P. Vito Orlando,Coordenador do Congresso Internacional de Pedagogia Salesiana,a pouquíssimos dias da sua abertura.

- O Sistema Preventivo ainda consegue responder às necessidades dos jovens em perigo de exclusão?

Dom Bosco escolheu, pensou, experimentou, viveu e, enfim, brevemente elaborou o Sistema Preventivo, a partir da sua observação e do seu encontro com os meninos na rua, nas prisões, na experiência de Valdocco, no início da sua obra também fora de Turim.

As suas recomendações aos Salesianos que partiam, a troca de cartas, exprimiam o seu desejo de estar perto dos seus, em tantas situações de fronteira. A escuta paterna de quanto lhe chegava dos lugares onde os seus filhos experimentavam o amor, a solicitude, a doação pela salvação dos pequenos e jovens marginalizados e/ou em extrema situação de necessidade, era o seu modo de avaliar e de sugerir como viver o espírito de Valdocco em qualquer lugar onde se iniciasse uma obra educativa em seu nome.

Poder-se-ia dizer que as modalidades, de acompanhar e de estar o lado dos seus Salesianos que inviava às várias partes do mundo, facilitaram a colocação em prática do Sistema Preventivo e a avaliação da sua eficácia nos contextos mais diferentes. Acompanhados por Dom Bosco, os Salesianos tiveram a capacidade de adaptá-lo, repensando-o e prticando-o segundo o espírito e o estilo do lugar da sua origem.

No Congresso serão apresentadas “boas práticas” de serviço educativo para pequenos e jovens nas periferias das diferentes partes do mundo (África, América Latina, Ásia, Europa). Trata-se de experiências que provocam grande admiração pela dedicação, pela inteligência organizativa, pelo forte compartilhamento, pela diversidade dos modos de assumir necessidades, de proteger e  de promover a recuperação de jovens, expostos a riscos e a instrumentalizações humanamente impensáveis.

O não ficar indiferentes perante a incrível presença de pequenos e jovens marginalizados, a opção de procurá-los, de estar-lhes perto, de protegê-los, de oferecer-lhes possibilidades e perspectivas de mudança para sua vida, é uma realidade tão difundida que realmente põe em evidência a presença e a dedicação de tantos segundo o espírito de Dom Bosco.

Trata-se realmente de uma missão educativa – e redentora –, e não de um simples serviço social de assistência. Ao menino de rua oferta-se-lhe a possibilidade de achar acolhida, descobrir a concreta possibilidade de mudar a própria vida, formar-se a uma concreta inserção social e de trabalho.

Publicado em 16/03/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês