Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

10/3/2015 - RMG - Rumo ao Congresso Internacional de Pedagogia Salesiana. Tópicos para reflexão - 1
Fotos do artigo -RMG – RUMO AO CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SALESIANA. TÓPICOS PARA REFLEXÃO - 1

(ANS – Roma) – Realizar-se-á na próxima semana em Roma (19-21 de março de 2015), o Congresso Internacional de Pedagogia Salesiana “Com Dom Bosco, Educadores dos Jovens no nosso Tempo”, um dos grandes encontros deste Ano Bicentenário. Em preparação ao evento, ANS encaminhou algumas perguntas ao P. Vito Orlando SDB, Vice-Reitor da Universidade Pontifícia Salesiana, Coordenador do Congresso.

Há já muitos anos que se ouve falar de “emergência educativa”. O que pode ajudar a colher o sentido mais verdadeiro dessa expressão?

É verdade, de “emergência educativa” se fala há muitos anos. Creio, entretanto, que não seja inútil um pouco de precisão.

Se olharmos a emergência como a uma situação de alarme, que aponta para um perigo, poderíamos deixar-nos tomar pelo pânico, assumir atitudes de ânsia, aceitar qualquer forma de solução do perigo.

Se o termo emergência se tomar em sua raiz e sentido mais profundos, somos chamados a prestar atenção a alguma coisa que está ‘e-mergindo’, que se começa a entrever e que pede atenção e empenho de compreensão, porque nos diz rspeito e disso devemos cuidar.

Neste segundo ponto de vista, o que se viu cada vez mais claramente nestes anos foi a dificuldade de educar e a crise dos modelos educativos. As profundas mudanças – sociais, culturais, comunicativas – provocaram desorientação nos adultos, que se encontram com freqüência na dificuldade de compreender o seu papel e a sua responsabilidade educativa; e correm o risco de ceder à tentação de renunciar à sua tarefa.

Na verdade (como escreveu Bento XVI em sua Cartaà Diocese e à Cidade de Roma), não se pode fazer recair tudo sobre as responsabilidades individuais, porque existe “uma mentalidade e uma forma de cultura humana que levam a duvidr do valor da pessoa humana, do sentido mesmo da verdade e do bem; em última análise (a duvidar) da bondade da vida”.

Quais são segundo o senhor, hoje, as principais necessidades educativas das jovens gerações?

Quanto mais se toma consciência das profundas mudanças culturais e do seu alcance antropológico, tanto mais a atenção se dirige ao que pode aumentar a confiança e esperança, quer nos adultos, quer nos jovens. Os jovens hoje têm necessidade de pontos de referência que os ajudem a individuar a sua caminhada de crescimento.

Faz muito estou buscando indicar que há necessidade de oferecer uma bússola com que ajudar e achar a rota, e a sustentar a caminhada. Os jovens têm necessidade de fundamentos, de algumas convicções que possam ajudar a construir-se como pessoas, de individuar objetivos que ajudem a valorizar as capacidades, dêm sentido aos empenhos; têm necessidade de centros que possam iluminar e motivar os esforços e a possibilidade de contar com companheiros de viagem, com os quais partilhar a construção da plenitude de vida.

Publicado em 10/03/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês