Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

25/5/2007 - Camboja - Pela primeira vez um salesiano recebe a cidadania cambojana
Fotos do artigo -CAMBOJA - PELA PRIMEIRA VEZ UM SALESIANO RECEBE A CIDADANIA CAMBOJANA
(ANS - Phnom Penh) - O dia 23 de maio, vigília da festa de Maria Auxiliadora da comunidade salesiana no Camboja, foi alegrado pela conferência da cidadania cambojana ao Sr. Roberto Panetto, salesiano irmão, feita pelo Rei Norodom Sihamoni, o qual aprovou o pedido do salesiano irmão, grato pelos 15 anos de presença dos filhos de Dom Bosco em seu país a fim de servir os jovens pobres.

A entrega da cidadania se deu no dia 23 de maio, com cerimônia simples, feita na Vila Real de Phnom Penh, aonde o Sr. Panetto se dirigiu acompanhado pelo diretor da comunidade, P. John Visser.

O Sr. Panetto é originário de Turim, Itália, e fez a sua primeira profissão como salesiano em 1969. No ano de 1975 partiu como jovem missionário para a Tailândia. Ali trabalhou num campo de refugiados `khmer`, ou cambojano, confiado aos Salesianos de Bangkok a pedido da ONU - Organização das Nações Unidas. No campo dos refugiados os salesianos ofereceram aos jovens formação profissional visando ao seu futuro deles. Sucessivamente, no de 1999, quando o governo cambojiano aprovou a abertura da escola técnica salesiana de Phnom Penh, o Sr. Panetto se transferiu para o Camboja junto com o P. Valter Brigolin. No dia 24 de maio do mesmo ano foi inaugurada a "Don Bosco Technical School", de Phnom Penh.

Atualmente o Sr. Panetto dirige um projeto promovido pela obra salesiana do Camboja: a escola de hotelaria - "Hotel School" -, de Sihanoukville, inaugurada no dia 12 de fevereiro último, pelo mesmo Rei Norodom Sihamoni. Foi nessa ocasião que o Sr. Panetto apresentou o seu pedido ao Rei. "Creio que esta seja u`a maneira de expressar uma proximidade maior ao povo cambojano, àqueles para os quais eu vim a este país, já desde o tempo em que trabalhei no campo dos refugiados. É também um modo de a "Don Bosco Cambodia Foundation" poder simplificar alguns processos, visto que não é permitido aos estrangeiros assumir certos encargos. Foi por isso que fiz meu pedido: para estar mais perto dos cambojanos e servir a Congregação Salesiana no Camboja".

O Sr. Panetto é il primeiro salesiano a conseguir a cidadania cambojiana; mas não foi único a fazer o pedido. Também uma Filha de Maria Auxiliadora o fez e espera pela resposta do Soberano.

Publicado em 25/05/2007

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês