Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

11/2/2015 - Espanha - Cristãos perseguidos no Paquistão
Fotos do artigo -ESPANHA – CRISTÃOS PERSEGUIDOS NO PAQUISTÃO

(ANS – Valência) – ‘O Sistema Educativo de Dom Bosco nasceu no encontro com os jovens necessitados. Enquanto os Salesianos estiverem com eles, seja qual for a plataforma educativa, serão fiéis ao carisma salesiano” – explica o P. Segundo García SDB,coordenador das Plataformas Sociais da região centro da inspetoria “Espanha-Maria Auxiliadora” e atualmente Diretor dos “Apartamentos pela Emancipação Magone”, que os Salesianos têm em Valência para os jovens-adultos necessitados, como Joseph Anwar, 27, jovem católico paquistanês.

Por Marta Peirat

Joseph teve de abandonar clandestinamente o seu país por motivos religiosos. Sua irmã foi injustamente acusada de blasfêmia e se encontra reclusa num cárcere no Paquistão, como outros 5000 e mais cristãos perseguidos e mantidos nas prisões do país. Joseph foi obrigado a fugir por medo do radicalismo islâmico e da perseguição contra os cristãos, e obteve o status de ‘refugiado’. Atualmente vive num dos “apartamentos pela emancipação”, dos Salesianos, em Valência.

Curiosamente Joseph habita com outros quatro jovens muçulmanos. Embora num primeiro momento a coisa tenha sido chocante para ele, deu-se depois conta de que ali, nessa casa, o fato de pertencer a religiões diferentes não é obstáculo à convivência: desde o seu início de fato nunca houve qualquer problema devido a motivos religiosos. Antes, celebram-se conjuntamente as mais importantes festas, tanto cristãs quanto muçulmanas.

Joseph procura recolher ajudas para auxiliar a irmã, condenada à morte; pelo cunhado, deficiente; e pelos seus sobrinhos. Está convencido de que lhe foi dada uma nova vida para libertar os outros; e embora confesse sentir-se desanimado, consegue forças para achar soluções a fim de resolver a situação da sua família e dos muitos outros falsamente acusados de blasfêmia: “Quero ser uma voz pelos cristãos perseguidos em Paquistão”, disse. Atualmente voz significa fazer com que algumas organizações internacionais, como ‘Amnesty International’ ou similares, façam ecoar o caso para exigir que o governo paquistanês liberte esses cristãos injustamente condenados.

“Os salesianos graças a esses ‘apartamentos’ podem ajudar os jovens como Joseph, que de um dia para outro passam do ter tudo ao possuir nada; do ser criança a tornar-se subitamente adulto; do estar acompanhados a encontrar-se sem qualquer referência... Precisam de alojamento, trabalho... com a agravante que, se não o encontram, perdem a licença de permanência, com tudo aquilo que isso implica” – acrescenta o P. García.

“Dom Bosco dizia que a familiaridade engendra afeto e o afeto, confiança: e a confiança é necessária na educação. Este projeto é um modo para encontrar-se com os jovens necessitados num ambiente muito menos formal, mais familiar, que desperta maior confiança, visto que a confiança é a base de qualquer processo educativo” – conclui.

A narração da fuga de Joseph do Paquistão e ulteriores informações sobre o projeto estão disponíveis, em espanhol, no sítio: www.donbosco.es.

Publicado em 11/02/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês